Prefeitura e UENP se reúnem para discutir  

biossegurança do próximo vestibular da

unidade em Cornélio Procópio

 

Universidade vai manter protocolo rígido para garantir segurança aos vestibulandos

A vice-prefeita de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, reuniu-se sexta-feira passada (04) com a reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fátima Aparecida da Cruz Padoan para discutir o protocolo de biossegurança  para o Vestibular 2021. O encontro foi no gabinete da Prefeitura e também participaram o vice-reitor, Fabiano Gonçalves Costa; o coordenador de Processos Seletivos da universidade, Henrique Carnevalli, e o assessor de Gabinete da prefeitura, André Liévore.

 “Realizar o Vestibular nesse período de pandemia será um grande desafio, por isso preparamos um protocolo rígido para que possamos garantir a segurança de todos os candidatos e colaboradores durante as provas. Essa parceria com a Prefeitura é imprescindível para que possamos realizar esse trabalho”, ressaltou a reitora Fátima Padoan. A Universidade terá apoio da Polícia Militar para a fiscalização dos ambientes externos dos locais de prova, para evitar aglomerações.

A vice-prefeita destacou por sua vez a boa parceria com a UENP e garantiu apoio à universidade para realização do processo seletivo. “Falamos da logística para o local, do acesso dos vestibulandos, ambiente de prova e a maneira como tudo isso irá ocorrer no dia. Também discutimos sobre a realidade do município, das ações que estamos realizando para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Vimos com muito bons olhos a organização”, destacou Angélica. Informou  que o ofício recebido pela Prefeitura será encaminhado para a Vigilância Epidemiológica para que possa realizar avaliação.

Segurança

O coordenador de Processos Seletivos da UENP acentuou que foram definidas estratégias rígidas para que a realização do processo seletivo ocorra com proteção e segurança. “O plano de contingenciamento definido pelo Comitê da UENP para o Vestibular, que segue o padrão de todas as Instituições de Ensino Superior, tem mais de 30 itens de biossegurança que respeitam normas de prevenção da disseminação do vírus”, garantiu Carnevalli.

O plano de contingenciamento conta com itens como utilização de termômetros para aferição da temperatura dos candidatos, a interdição dos bebedouros e proibição de alimentação durante a prova, organização de fila com distanciamento na entrada nos locais de prova, higienização dos ambientes, salas arejadas e sem uso de ar-condicionado e orientação para troca de máscara a cada duas horas. Também os fiscais de sala que trabalharão no dia do Vestibular farão o teste de Covid-19 dois dias antes da aplicação da prova. A íntegra do documento será publicado e divulgado em breve para conhecimento dos candidatos.

A Universidade encaminhará para o Gabinete da Prefeitura de Cornélio Procópio o Plano de Contingenciamento para o Vestibular, os dados dos locais de prova, o número de candidatos que realizarão o teste seletivo. A Universidade realizou reuniões também com os municípios de Jacarezinho e Bandeirantes, onde a universidade também mantém unidades. (Comunicação/Prefeitura, com UENP)

Foto: Providências vão garantir total segurança para o vestibular da universidade

foto_vacinação_chuva.jpeg

Covid-19

 

Apesar da chuva, Cornélio Procópio

teve segunda-feira produtiva na

aplicação da vacina

Nem mesmo o tempo chuvoso desta segunda-feira (07), principalmente no período da manhã, impediu que o trabalho da força-tarefa da Secretaria Municipal de Saúde de Cornélio Procópio completasse mais um dia de intensa vacinação contra a Covid-19 no município.  Foram quase 900 aplicações para grupos de professores, profissionais de saúde, pessoas da comunidade com idade superior a 55 anos, além de portadores de comorbidades que ainda não haviam recebido o imunizante.

“Graças a Deus, foi mais uma jornada produtiva e, a cada dia, a gente sente que o nosso objetivo está sendo cumprido", disse o coordenador do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) do Município, Júlio Sales (Mumu), que integra a equipe. Relatou que os atendimentos do dia foram fechados com 863. “Os números mostram que pessoas já estão conscientizadas quanto à necessidade de receber a vacina e, para nós, isto é muito gratificante”, complementou.

De acordo com Sales, as aplicações para esta terça-feira (8), segue atendendo com a 1ª dose pessoas com idades acima de 53 anos e outros dos grupos citados acima que não foram vacinados nesta segunda-feira. O atendimento é das 8h30 às 14 horas, pelo sistema drive thru, e a pé as pessoas devem estar munidas de comprovante de endereço; CPF, RG e carteira de vacinação. As aplicações são feitas no interior do Tiro de Guerra, Av. Bento Ferraz de Campos, 525. (Comunicação/Prefeitura)

Fotos: Atendimento satisfatório, apesar das chuvas

comunicado.jpeg

Covid-19: Novo decreto suspende
Atendimento presencial na
Prefeitura de Cornélio Procópio
 
A Prefeitura de Cornélio Procópio publicou decreto nesta segunda-feira (07) com nova medida restritiva de enfrentamento à Covid-19 no município. O decreto, assinado pelo prefeito Amin Hannouche e pelo procurador geral do município, Cláudio Trombini Bernardo, suspende o atendimento presencial ao publico no prédio da Prefeitura Municipal em decorrência da confirmação de 08 casos de servidores contaminados com a doença.
Em seus artigos 1º e 2º, o novo decreto indica que “Fica vedado o atendimento presencial ao público no Edifício da Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio, no período de 07/06/201 a 11/06/21, mantendo-se o expediente interno com rigorosa observância às medidas sanitárias definidas pelos Órgãos Superiores de Saúde. Este decreto entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito, 07 de junho de 2021. (Comunicação/Prefeitura)

Cornélio Procópio e Jacarezinho

recebem mais um lote de 11 mil

vacinas contra a Covid-19

 

As regionais de Saúde de Cornélio Procópio e Jacarezinho começaram a receber nesta sexta-feira, 28, mais 11.205 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz contra a Covid-19. A remessa encaminhada à região faz parte da 21ª lote  de distribuição do Ministério da Saúde, que contempla ainda, com imunizantes da Pfizer/BioNTech, os municípios de Bandeirantes, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, que vão receber 3.510 doses, 1.170 para cada cidade.

“São mais 10.755 doses para a Regional de Cornélio Procópio e outras 9.450 para a região de Jacarezinho que vão garantir a primeira aplicação de vacina em mais de 11 mil pessoas dos grupos de risco”, informou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB). Com essa remessa da AstraZeneca, serão imunizados os integrantes do grupo de comorbidades e pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte aéreo e portuário, forças de segurança, salvamento e Forças Armadas e profissionais da educação.

A vacina da Pfizer, por sua vez, será aplicada em pessoas com comorbidades e deficiência permanente e também em gestantes e puérperas com comorbidades. As doses extras da vacina Pfizer/BioNTech para os três municípios do Norte Pioneiro foram definidas pela Secretaria de Estadual de Saúde considerando a capacidade de armazenamento e aplicação do imunizante, que possui orientações específicas distintas dos demais imunizantes utilizados no Paraná.

(Comunicação/Prefeitura)