formação_militar_1.jpeg

formação_militar_2.jpeg

formação_militar_3.jpeg

formação_militar_4.jpeg

formação_militar_5.jpeg

formação_militar_6.jpeg

Cornélio sedia nova escola de

formação de soldados militares

 

Aula inaugural aconteceu na manhã de sexta-feira

e nova turma tem 55 integrantes

 

     A manhã de sexta (05) foi marcada pela primeira aula da turma de 55 integrantes que fazem parte do Curso de Formação de Praças (CFP) pelo 18º Batalhão de Policia Militar (BPM). Cornélio Procópio foi a cidade escolhida para sediar a escola que formará novos soldados da Polícia Militar do Paraná. A aula inaugural aconteceu no campus da Universidade Norte do Paraná (Uenp).

     Coordenada pelo Capitão Jefferson Chamorro Berbert, foi prestigiada pelo Prefeito Amin José Hannouche e pelo Deputado Estadual Luiz Cláudio Romanelli. “Trabalhamos constantemente pelo aumento do efetivo da Polícia Militar. Sabemos da demanda de trabalho na segurança pública e sempre me orgulho de estar presente nas aulas que são iniciadas por novas turmas”, disse Romanelli.

     O prefeito Amin Hannouche não hesitou em declarar a sua vontade de que estes soldados, depois de formados, atuem no 18° BPM. “O trabalho realizado pelo nosso batalhão é exemplo para muitos outros no Paraná. Sabemos da competência da equipe que aqui atua e, por esse motivo, sempre reforçamos a necessidade de termos bons soldados aqui para que não haja desfalque no efetivo”, enfatizou.

     O curso de formação militar terá a duração de 10 meses e formará 55 novos soldados para os batalhões do Estado do Paraná. Será turma mista e com futuros soldados locais e de toda a região. A aula foi presidida pelo comandante do BPM, Tenente-Coronel Jeferson Busnelo. Também participaram, Aspirante Cubas, Major Dantas, Capitão Berleze, Lincoln, representando o Depen, Assad Amin, Presidente do Conseg. (Comunicação/Prefeitura)

palestra_autismo_1.jpeg
palestra_autismo_2.jpeg
palestra_autismo_3.jpeg
Cornélio Procópio realiza nova palestra

de conscientização sobre autismo

Promovido pela Amunop, encontro manteve o foco no

atendimento e inclusão

 

     A Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e a Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio das secretarias municipais de Educação e Saúde, promoveram nesta quarta-feira (03 novo ciclo de palestra sobre Autismo. Foi mais uma rodada de palestras do 1º Encontro Regional – Autismo, Conhecer para incluir, que teve a primeira etapa realizada no dia 20 de maio deste ano.

     Conduzido pelo psicólogo José Raimundo Facion, foi realizado no Centro Cultural Galdino de Almeida e reuniu   profissionais das educação e saúde de municípios da região. Devido à grande procura de pessoas interessadas no tema, a associação, de comum acordo com o município, optou por mais uma edição para atender aos que não participaram da primeira etapa.

     “Como esse público não participou do anterior devido à falta de espaço, vamos repetir a palestra acrescentando alguns assuntos que nos foram solicitados. São temas que vamos abordar, tanto no reconhecimento e diagnóstico diferencial do autismo; as diferenças que existem em seu mundo e inclusão”, adiantou Facion. No período da manhã, os temas foram relacionados autismo comum e com retardo mental. À tarde os temas foram voltados à inclusão.

     Como no primeiro encontro, manteve o foco no atendimento e inclusão. “Uma reunião de trabalho em que temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o assunto. Quanto mais temos chances de capacitar e conhecer o tema com mais profundidade, vamos conseguir também ser úteis tanto para a criança como para a família”, disse a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski. Antes dela, a secretária municipal de Educação, Elaine Firmino, deu as boas-vindas aos participantes. (Comunicação/Prefeitura)

conselho_1.jpeg

conselho_3.jpeg

conselho_2.jpeg

Cornélio Procópio conquista

recursos para construção do prédio

do Conselho Tutelar na cidade

 

     Cornélio Procópio recebeu esta semana o sinal verde para a construção do prédio que vai abrigar as atividades do Conselho Tutelar no município. A notícia foi transmitida hoje ao prefeito Amin Hannouche pelo secretário municipal da Mulher, Criança, Adolescente, Juventude e Idoso (Semucri), Rafael Haddad, que esteve na capital do Estado onde se reuniu com o secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Rogério Carboni.

     Anunciou que o Governo do Estado já autorizou a abertura de licitação para a construção do prédio que vai abrigar conselho em terreno cedido pelo município no Jardim Rosário Pitelli, antiga Vila Popular (zona sul da cidade). Para a obra, que tem previsão para ser iniciada nos próximos 90 dias, serão liberados recursos de mais de R$ 1.1 milhão.

     “Com a liberação desse recurso da Sejuf, nosso município terá condições de montar uma estrutura completa para atender as grandes demandas do conselho no município”, adiantou Haddad. Segundo ele, somente no ano passado, o órgão fez mais de 4 mil atendimentos no prédio onde funciona atualmente, na Rua Francisco Morato, Vila São Pedro. (área central da cidade)

     De acordo com ele, existe uma previsão de que o processo licitatório seja realizado no próximo dia 09, após o que será iniciada a construção. Além de Cornélio Procópio, foram contemplados com a liberação de recursos outros 12 municípios que também irão construir suas unidades.

     Da reunião na Sejuf, ele esteve acompanhado da assistente social da Secretaria Municipal de Ação Social, Andreia Canônico. (Comunicação/Prefeitura).

Foto: Atualmente, o Conselho Tutelar atende em prédio na Rua Francisco Morato

foto_fiscalização.jpeg

Aviso importante da Prefeitura de Cornélio Procópio para todos os Produtores Rurais

A Prefeitura de Cornélio Procópio juntamente com a Receita Estadual, vem orientar os produtores rurais que houve mudanças nas prestações de contas de suas notas fiscais. Alguns produtores rurais que tinham hábito de retirar suas notas no começo do ano e voltava para fazer sua prestação de contas no ano seguinte, não serão mais permitidos. O produtor passará a retirar suas notas fiscais, safra por safra e fazer a prestação de contas no termino de cada safra.

Aqueles produtores que trabalham com outras atividades, favor fazer a prestação de contas assim que preenchido o talão ou no máximo de 6 em 6 meses. Caso o produtor deixar para fazer a prestação de contas das notas preenchidas ou em branco, após o seu vencimento, ou descumprir com o prazo estipulado pela a receita, o seu CAD/PRO será cancelado automaticamente pela Receita Estadual, conforme disposto na Norma de Procedimento Fiscal – NPF Nº 031/2015. Lembrando que a prestação de contas deve ser feita sempre dentro do ano corrente.

Atenção, só serão emitidas nova notas fiscais, para os produtores que devolveram as notas fiscais anteriores. Orientamos que a data limite de 31/01 e 28/02 da nota fiscal, são somente para preenchimento e não para prestação de contas.

A nota do produtor é fundamental para a formação do índice de valor adicionado, pois, o retorno do ICMS do município garante aos produtores rurais melhorias nas estradas para facilitar o escoamento de sua produção rural e contribuir com o crescimento do nosso município. Além disso, a nota fiscal do produtor serve para fins de aposentadorias rurais e outros benefícios.

A Receita Estadual já tem disponibilizado a Nota Fiscal de Produtor, Modelo 4 Impressa, a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica Modelo 55 e agora lançou a Nota Fiscal Fácil (NFF), que é uma solução móvel que visa simplificar ao máximo a emissão de documentos fiscais eletrônicos pelos contribuintes do ICMS. Os principais benefícios da Nota Fiscal Fácil são: estimulo à formalização e ao desenvolvimento econômico, melhora da competitividade, redução da burocracia e de custos.

A prefeitura de Cornélio Procópio disponibilizou aos produtores rurais um telefone via WhatsApp com o numero (43) 99109-1584 para melhoria do atendimento ao produtor rural e vindo a criar o grupo dos produtores rurais, contando também com a colaboração dos responsáveis da Secretaria de Agricultura do município de Cornélio Procópio e da Secretaria de Agricultura do estado do Paraná com Cotações Agrícolas, Precipitação do tempo, informações da Receita Estadual e outros assuntos de seus interesses.