Em Cornélio Procópio, 7 de Setembro

será lembrado com comemoração na

frente da prefeitura

O prefeito Amin Hannouche marcou para frente da prefeitura a realização do programa comemorativo ao 199º aniversário da Independência Brasileira. Como já aconteceu no ano passado, quando não houve o tradicional desfile de 07 de Setembro por causa da pandemia do novo Coronavírus e evitar aglomerações, a comemoração será mais uma vez de forma rápida e simples, restrita a autoridades civis e militares e direção de escolas.

Foi o que ficou definido durante reunião realizada na semana passada entre assessores do município e representantes da comunidade convocada por ele para discutir o assunto. “Ainda temos um protocolo a seguir. Ainda que os números da doença já estejam bem melhores, seguimos o nosso decreto para evitar qualquer tipo de aglomeração. Como sempre aconteceu, data terá sua comemoração, mas será de forma bastante restrita”, justificou Hannouche.

Do programa, além do tradicional hasteamento dos pavilhões Municipal, Estadual e Federal, haverá pronunciamento das autoridades constituídas do município, sob execução dos hinos Nacional e da Independência Brasileira entoados pela Corporação Musical Sant Cecília. A solenidade está marcada para às 9 horas. (Comunicação/Prefeitura)

Prefeitura propõe consorciamento da Educação

Projeto de lei que prevê a inclusão da Secretaria Municipal de Educação no Consórcio Estadual foi apresentado para a apreciação dos vereadores de Cornélio Procópio. Para explanação e esclarecimentos sobre o assunto, incluindo a apresentação de benefícios dos consorciados, o membro do Conselho Estadual de Educação, Professor Jacir Bombonato Machado, esteve reunido com os vereadores e educadores da rede de ensino municipal para esta conversa. O prefeito Amin Hannouche vê a possibilidade do ingresso da educação no Corsórcio como um benefício que pode desburocratizar processos administrativos da pasta: “Através do Consórcio teremos maior facilidade em realizarmos processos como compra de equipamentos e acesso a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e a AMP (Associação dos Municípios do Paraná)”, disse o prefeito. O projeto deverá ir para votação em plenário nas próximas sessões. (comunicação / Prefeitura)

Amparo

CERCEG de Cornélio Procópio

recebe doação de 1 tonelada

de alimentos para cães e gatos

 

Doação será utilizada integralmente pelo abrigo dos animais

 

Aproximadamente 1000 quilos de alimentos para fortalecer o trabalho que a Prefeitura de Cornélio Procópio desenvolve para atender cães e gatos recolhidos nas ruas da cidade. Esta foi a doação que o município recebeu esta semana para favorecer o suprimento aos animais mantidos através do Centro de Recuperação de Cães e Gatos (Cerceg), implantado pela prefeitura em meados do ano passado.

A doação foi feita pela Magnus, um dos mais tradicionais fabricantes de alimentos para animais do país. O carregamento veio acondicionado em 40 fardos de 25 quilos cada um e será integralmente utilizado na manutenção do Cerceg.  Atendeu a um pedido feito encaminhado ao fabricante pelo vereador Rafael Alcântara Hannouche (PTB), autor do projeto que criou o abrigo no município.

“Foi uma ajuda impressionante e demonstra a parceria que construímos com os representantes desta empresa.  Uma ajuda como esta é imprescindível. Assim como as pessoas que são assistidas nas ruas, os animais também necessitam desse amparo e uma ajuda como essa nos estimula ainda mais e nos ajuda a seguir com nossa meta”, disse o vereador.

“É importante ressaltarmos que o alimento será utilizado exclusivamente no centro. Infelizmente,  algumas pessoas obtiveram informações sem procedência e algumas nos procuraram por entenderem que a ração seria distribuída entre cuidadores de animais. Na verdade, a doação foi ao Cerceg ”, esclareceu o prefeito Amin Hannouche, sobre falsos comentários publicados esta semana.  Ele também participou do recebimento do alimento animal doado ao município.

O Cerceg é uma unidade para tratamento especializado de animais de pequeno porte que há muito vinha sendo pedido para a população. A unidade funciona na zona oeste da cidade, proximidades da pedreira municipal. No local, além de alimento, os animais abandonados ou doentes recebem tratamento veterinário. Funciona com recursos do município e doações da comunidade. (Comunicação/Prefeitura)

d28cabf5 e589 49d0 b6f8 e979a241f6fa

Programa Compra Direta destina

R$ 170 mil para agricultura familiar

de Cornélio Procópio

 

Programa mantido pela Seab ampara famílias vulneráveis e estimula pequenos produtores

 

O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), também conhecido como Compra Direta, proposta 2021,  foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (13) em Cornélio Procópio. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Galdino de Almeida (área central da cidade), com a participação do prefeito Amin Hannouche, do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e da coordenadora estadual do programa, Maria Pavani, entre outras autoridades.

Mantido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), atua com duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar no município.   Adquire alimentos de cooperativas e associações que coordenam ações de pequenos produtores rurais e atende diretamente a rede assistencial e entidades em geral.

“O dinheiro vem dos governos federal e estadual e o município faz a compra diretamente dos produtores. Produtos de excelente qualidade são adquiridos  distribuídos às entidades que tanto necessitam. É uma ajuda direta, em especial, neste momento de pandemia em que as pessoas e as entidades passam por muita dificuldade”, disse o prefeito Amin Hannouche durante a abertura da cerimônia de lançamento.

Avaliação Positiva - Em Cornélio Procópio, é coordenado pelo Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. “Temos uma avaliação altamente positiva do programa na região onde atende  32 municípios. Desde o ano passado, quando entrou como Compra Direta Emergencial em razão da pandemia, o governo passou a atender as famílias mais vulneráveis e conseguiu atingir a agricultura familiar para escoamento dos produtos”, disse o chefe do NR da Seab, Eduardo Itimura, durante o encontro.

O Compra Direta adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e é destinado às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, famílias atendidas pela rede socioassistencial e pela rede pública municipal (merenda escolar). Na região, o programa recebe produtos de 47  famílias de agricultores sendo eles produtos convencionais e orgânicos. Este ano, o programa no município atende a 12 entidades e foi contemplado com R$ 170 mil.

O deputado Romanelli  também falou no encontro.  Disse que o Compra Direta presta grande contribuição para o desenvolvimento da agricultura familiar do estado que é quem fornece os produtos, por meio de associações e cooperativas, e atende uma grande rede de assistência social. “É o típico caso de ganha-ganha. Fortalece o pequeno agricultor e coloca comida na mesa de quem precisa”, afirmou. O vereador Cristiano Leite Ribeiro (PSD) também participou do encontro. (Comunicação/Prefeitura)