Cadeia pública de Cornélio Procópio ganha parlatório

Novo espaço vai favorecer trabalho de profissionais que atuam no setor

     A cadeia pública de Cornélio Procópio  conta agora com um novo parlatório (sala para atendimento). O espaço foi inaugurado nesta quarta-feira (24) pelo Departamento de Polícia Penal (Depen)  e Subseção local da  OAB para promover trabalho mais eficaz aos advogados que trabalham no setor. Concretiza um sonho antigo dos profissionais locais para atendimento dos  reclusos da cadeia pública local.

     Na parceria, a OAB entrou com material de construção e o Depen forneceu os blocos de concreto com a construção ficando a cargo dos próprios detentos da cadeia pública local, através de caráter de ressocialização. O novo espaço, em termos de cadeias públicas, já é considerado como uma das melhores estruturas do gênero no Paraná, contribuindo para melhorar a ressocialização dos encarcerados.

     O prefeito Amin Hannouche participou da entrega no novo espaço que dispõe de sala moderna, segura e que dá privacidade aos advogados atenderem os presos com dignidade e mais segurança àquela unidade prisional. “É uma sequência de coisas boas que têm acontecido no município. Um espaço que precisava ser adequado aos nossos advogados que atuam aqui”, definiu o prefeito Amin Hannouche.

     As ações para a construção do novo espaço, segundo Hannouche, foram iniciadas através de iniciativa do advogado Luiz Enrique Bruno Servilha, atual conselheiro estadual da OAB e ex-presidente da Ordem dos Advogados da subseção local e concluídas na gestão do atual presidente Márcio do Carmo. O espaço inaugurado  leva o nome do ex-advogado João Gonçalves.

     Com três cabines equipadas de vídeos-conferência, o parlatório é um dos mais modernos do Estado. Além de diversos advogados que integram a subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil, participaram da entrega do novo espaço, o promotor de Justiça da comarca, José Paulo Montesino Gomes da Silva; Márcio do Carmo, presidente da OAB Subseção de Cornélio Procópio; e Wendel Stuts, chefe regional do Depen. (Comunicação/Prefeitura)

 

Prefeitura promove ampliaçãoem Cmei do Distrito de Congonhas

Reforma integra um programa que inclui melhorias em diversos prédios que servem às atividades da educação no município

 

     Após receber melhorias em vários setores da comunidade, com intervenções em estradas rurais, construção de ponte e recuperação de ruas na zona urbana, a Prefeitura de Cornélio Procópio iniciou outra melhoria para o Distrito de Congonhas: a ampliação do prédio do Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Anjo Gabriel, o que aumentará sua capacidade de atendimento. O trabalho integra um programa  de reformas estabelecido pelo prefeito Amin Hannouche contemplando reformas e ampliações em outros cmeis e escolas públicas do município.

     Com investimentos de aproximadamente R$ 243 mil, o local está recebendo uma ampliação de 76 metros quadrados, com a construção de duas novas salas, elevando a área total para 284,4 metros quadrados. Com a reforma, a escola, que atualmente atende a  35 crianças, elevará sua capacidade de atendimento  para 50 crianças, minimizando a demanda e ajudando algumas famílias a deixarem seus filhos em um local seguro e apropriado.

     A área ampliada, segundo a diretora da escola, professora Edjane Banachi, será dividida em duas salas, uma delas servirá como berçário multi-seriado, separando as crianças do Infantil O das do Infantil 1.A outra, servirá às atividades dos professores e biblioteca. “Uma reforma que trará muitos benefícios às famílias que mantêm seus filhos aqui,  suprindo a carência que existe com a falta de vagas”, comentou a diretora.  

     Outro benefício do local será aplicado graças à indicação do vereador Rafael Hannouche que prevê a troca dos aparelhos do parque infantil  que existe no local por modelos mais modernos.  Além da substituição por outros mais modernos, receberá piso com grama sintética. O processo, de acordo com indicação do vereador, deverá ser levado também a outras escolas e cmeis do município. (Comunicação/Prefeitura)

1.jpg

2.jpg

Visita ao aeroporto e show com dupla sertaneja emocionam alunos da APAE de Cornélio Procópio

 

     Foi para comemorar A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla  - Superar barreiras para garantir inclusão.. Da visita ao Aeroporto Municipal para assistir decolagem e pouso de aeronaves, os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cornélio Procópio) ganharam um presente especial: show artístico no melhor estilo sertanejo com a dupla Lincoln e Augusto.

     “Muito gratificante para nós ver a alegria estampada no rosto deles. Isso não tem preço”, declarou Lincoln., um dos integrantes da dupla.  Segundo a diretora da escola, Simone Moraes, é uma semana comemorada por todas as APAEs com programações diversificadas, principalmente com música e passeio. A programação, segundo ela, começou no dia 21 com missa de ação de graças na Catedral Cristo Rei, seguindo-se atividades na própria escola e a visita ao aeroporto.

     No aeroporto, além de assistir ao show, os alunos, acompanhados do diretor do aeroporto, Dado Miyamoto, tiveram a oportunidade de conhecer o interior de uma das aeronaves pousada na pista. As atividades prosseguem até o fim desta semana com shows musicais, danças e brinquedos na própria escola., encerrando a programação na sexta-feira com um passeio na Estância Marlene, (Comunicação/Prefeitura)

3.jpg

 

índice.jpg

Reunião na prefeituradiscute plano de arborização para Cornélio Procópio

 

       Reunião coordenada pela vice-prefeita Angélica Olchaneski, serviu para discutir o aspecto do plano de arborização do município. O encontro, realizado na sala de reuniões da prefeitura, contou com a presença de técnicos e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, como também  de faculdades  e outros órgãos locais e do  Promotor de Justiça, Dr. Erinton Dalmaso.

     De acordo com a Angélica, o encontro já visa colocar em  prática o que trata o Plano Diretor nestes aspecto, com adequação de plantas para alguns dos bairros do município. Na reunião, segundo ela, já ficou definido que esse trabalho será iniciado pelas avenidas principais. “Nossa meta é deixar a cidade bem arborizada e com aspecto mais receptivo, já que árvore, além da sombra que proporciona, tem outras características que também são importantes para a comunidade”, adiantou a vice-prefeita.

     O trabalho deverá começar pela Avenida Barão do Rio Branco, onde será lançado o projeto-piloto e se estender por toda a cidade. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Alexandre Simão, alguma espécies  que  já se encontro com o seu desenvolvimento vegetativo em fase final serão retiradas e substituídas por novas variedades mais adequadas.

     O plantio será feito principalmente nas calçadas das ruas e canteiros, inclusive em locais que ainda não têm nenhuma espécie plantada. “Temos aqui no município aprovado há bastante tempo um Plano de Arborização Urbana e o interesse agora do Ministério Público e demais órgãos para, através de um trabalho conjunto e em longo prazo, deixar a cidade mais verde”, destacou o promotor de justiça. Do encontro, também participaram representantes  das faculdades UENP, UNOPAR, FACCREI e do SESC. (Comunicação/Prefeitura)