15-12-2014 TiomiA Prefeitura de Cornélio Procópio, através da Agência do Trabalhador, inicia a partir de sexta-feira, dia 12, o cadastro dos trabalhadores de usinas de álcool e açúcar para cursos de qualificação profissional. Esta iniciativa oportunizará aos trabalhadores remuneração e garantia de vínculo empregatício durante a entressafra da cana-de-açúcar. As usinas  que possuem cadastro no Ministério do Trabalho (MT) poderão utilizar o benefício para contratar cursos e qualificar a mão-de-obra industrial de acordo com as funções exercidas.

De acordo com o prefeito Fred Alves, estas ações acontecem mediante ao árduo trabalho administrativo exercido durante todo o ano. “Todo trabalhador tem direito de buscar qualificação. E esta é uma medida que adotamos em nossa cidade para evitar o tão temido desemprego, já que, cadastrado e com frequência no curso de qualificação, o trabalhador não perde o vínculo de trabalho com a empresa, ou seja, melhora sua capacidade operante e ainda se mantém no trabalho”, explicou o prefeito Fred.

A bolsa qualificação é uma forma de seguro-desemprego financiada pelo Fundo de Amparo ao Trabalhados (FAT), em que o trabalhador recebe enquanto faz curso ou programa de qualificação oferecido pela empresa. De acordo com o diretor da Agência de Cornélio, Claudemir Ferreira, para receber mensalmente o benefício, o trabalhador deverá ter 75% de frequência no curso. Para requerer o benefício e obter mais informações, os trabalhadores deverão ir até a Agência do Trabalhador, no Calçadão da Rua Massud Amin. Os documentos pessoais são necessários para o cadastramento. (Comunicação / Prefeitura)

Claudemir Ferreira: benefício condicionado à frequência;