07-04-2015 reuniao turismoPrefeitos, Secretários e Diretores de Cultura dos municípios que compõem a nova Região Turística do Norte Pioneiro (criada em 2013) se reuniram na última quinta-feira, 3, na sede da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) com o presidente da Paraná Turismo Jacó Gimennes para discutir a criação de um organismo que vai gerenciar as ações de desenvolvimento e fomentar o turismo dos municípios envolvidos e regional. A Região Turística do Norte Pioneiro, formada por 12 municípios das regiões polarizadas por Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina, tem até dezembro para apresentar a criação da nova entidade e seus membros ao Ministério to Turismo.

O prefeito de Cornélio Procópio, Fred Alves, vê no turismo uma grande ferramenta de desenvolvimento econômico para o seu município, bem como para toda região. Por isso, pediu ao seu diretor de Turismo, Marcio Montanha, que desse uma atenção especial para os trabalhos da nova Instância de Governança coordenada provisoriamente pela Amunorpi . Entre os 12 municípios que estão à frente desta formatação, apenas Cornélio Procópio e Bandeirantes, da região da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná), fazem partem, mas na sequência outros municípios poderão aderir.

Desde que foi criado, a gestão da região turística está sob a responsabilidade da Amunorpi, mas a partir de dezembro esse trabalho precisa ser transferido para um organismo independente formado por lideranças da iniciativa privada, assim como representantes do setor público, para poder captar recursos dos governos estadual e federal, promover e integrar o turismo no Norte e Norte Pioneiro do Paraná.  “Temos muitos produtos e um potencial enorme pelo turismo como ferramenta de fomentação do desenvolvimento econômico para toda esta região” , destacou o presidente da Paraná Turismo.

A Amunorpi ocupa a governança da região turística provisoriamente, mas é preciso a criação de um organismo permanente, composto preferencialmente por pessoas ligadas e com interesse no desenvolvimento turístico regional. “Por isso estamos explicando aos secretários e diretores para conversem em suas cidades com o empresários do ramo”, explica. Formada a diretoria e criada a natureza jurídica da nova entidade, além de captar recursos juntos aos governos, a região turística poderá buscar investimentos através de doações diretas ou através do desconto no Imposto de Rende (IR), da prestação de serviços e de convênios. A entidade controladora também terá a responsabilidade de promover a integração dos municípios envolvidos e criar um roteiro turístico que tenha como produto o Norte Pioneiro.

Cornélio Procópio apresentou alguns projetos e ideias ao presidente da Paraná Turismo, destacando a vontade de retomar a malha ferroviária e interligar a partir de Cornélio Procópio os trechos até Maringá, bem como até Jacarezinho. Jacó Gimennes se mostrou muito empolgado com a iniciativa que vai de encontro ao seu projeto Paraná Turístico, que visa incentivar os paranaenses a conhecerem e visitarem os atrativos turísticos do Estado, lançado na 21ª edição do Salão Paranaense de Turismo, recentemente em Curitiba. “Com a criação desta nova Instância de Governança os municípios serão articulados em suas ações locais e mediante seus esforços deverão se tornar mais competitivos, garantido melhores resultados nas ações e no desenvolvimento de toda região”, finalizou Gimennes. (Por Márcio Montanha)