Cornélio Procópio- A Prefeitura de Cornélio Procópio e a Sociedade Rural da Região de Cornélio Procópio (SRRCP) realizam dos dias 10 a 15 de outubro a 20º Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cornélio Procópio – EXPOCOP, no Parque de Exposições Arthur Hoffig.
Este ano a entidade completa 25 anos. Os shows este ano serão gratuitos em função da parceira Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio. Os shows acontecem de quarta a sábado no Palco Graúna Fm. Na quarta-feira, dia 11, Leo e Raphael. Na quinta-feira dia 12, show sucesso nacional com Naiara Azevedo, na sexta-feira à noite após o Rodeio é a vez de Mariana e Matheus. Fechando o sabadão com chave de ouro Jeann e Julio.
A EXPOCOP se consolida ao longo do tempo e, a cada ano, vem apresentando melhorias qualitativa e quantitativa dos setores presentes na feira, com um volume de comercialização de produtos alcançando números consideráveis.
A agricultura e a pecuária sempre foram a grande vocação da região Norte do Paraná. Com novas tecnologias, principalmente na produção de grãos a produtividade praticamente dobrou nos últimos anos. Com o objetivo de fomentar negócios e mostrar a importância do Agronegócio a EXPOCOP traz o tema 25 anos: Apoiando o Agronegócio. Para difundir conhecimentos, tecnologias e serviços entre produtores e lideranças da agropecuária regional, visando promover o desenvolvimento econômico e a evolução do processo de sustentabilidade da região.
Palestras
Durante a 20º EXPOCOP serão ministradas várias palestras sobre fruticultura, cafeicultura, conservação de solo e pecuária de corte.
As palestras serão realizadas nos dias 10 e 11 de outubro.
No dia 10 de outubro, as palestras serão sobre a Pecuária de Corte: Realidade e novos desafios. Visando difundir a iniciativa do governo do Paraná e entidades sobre a Pecuária Moderna. Na parte da manhã terá palestra ministrada do Presidente da Adapar, Dr. Inácio Kroetz. E na parte da tarde uma prática sobre Manejo Racional na Fazenda Santa Lucia.
Na parte da tarde, no Centro de Eventos Pioneiro Pedro Baggio, Encontro Regional de Café.
No dia 11 de outubro, na parte da manhã será realizado Encontro Regional diagnóstico e manejo da compactação de solo com presença de Engenheiros Agrônomos da Embrapa Londrina.
Na parte da tarde o tema será Negócios de Hortaliças. O objetivo é debater a comercialização, agregação de valor, mercado de produtos orgânicos e a viabilidade de produção.
Rodeio
O Rodeio como nos últimos anos será entrada gratuita. Promover rodeios de qualidade, respeitando os bons tratos aos animais e a valorização do trabalho de cowboys compromissos levados a sério. Hoje o rodeio é muito mais do que uma grande festa, é também a integração da comunidade, ação cultural, possui significativa influência na geração de empregos e renda para o município, além de ser fonte geradora também busca proporcionar através dos seus rodeios novas perspectivas sociais e o desenvolvimento econômico da região.
As competições na Expocop acontecem nos dias 13, 14 e 15 de outubro e deve reunir alguns dos principais competidores da atualidade, entre peões renomados e jovens revelações que já se destacam nas arenas. A parceira é com Samuel do Prado.
Junto com o Rodeio acontecerá a Prova dos Três Tambores. (Comunicação/Prefeitura - com informações de Mariana Lazaro)