Pais, alunos e convidados participaram do evento na Escola Municipal Vitorino Gomes Henriques

Cornélio Procópio - A Escola Municipal Vitorino Gomes Henriques promoveu recentemente, a premiação dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Projeto Valores, de Leitura. Segundo a diretora Renata Bottarelli Rodrigues, a premiação demonstrou o que estes alunos e alunas aprenderam em sala de aula ao longo do ano. A diretora ressaltou que a participação superou as expectativas e produziu resultados altamente positivos. “O desejo de aprender acontece a partir da motivação e do incentivo, fato que agradecemos aos nossos professores, funcionários e principalmente aos pais. O ato de autografar esse livro é imensurável, tanto para o desenvolvimento da criança quanto para satisfação da família em observar os resultados alcançados. Procuramos deixar nossos alunos viajarem pelo mundo da leitura e escreverem suas inspirações, pois as portas do conhecimento se abrem quando isso acontece”, disse a diretora.

Conforme a professora Renata Botarelli Rodrigues, o projeto Leitura tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e acontece desde 2010, em parceria com Projeto Valores e tem como objetivo, incentivar a leitura e escrita, desenvolver o vocabulário, formar cidadãos críticos, mas principalmente levando-os através das páginas de um livro a lugares inimagináveis e fascinantes, onde não há limites para imaginação e criação. Ela explicou que uma vez por semana reúne  todos os alunos no pátio e é contado uma história por funcionários, professores, pais, alunos e convidados. “Essas histórias sempre trazem um valor ético para vida de nossos alunos trabalhando: preconceitos, racismo, regras de convivência e respeito”, comentou. Toda semana os alunos tem contato com livros e mesmo a escola não tendo um espaço para biblioteca fixa, a biblioteca móvel que levada até a sala de aula, atende a necessidade.

Os textos são escritos a partir dos conteúdos desenvolvidos de acordo com os planejamentos de cada turma, como poesias, fábulas, cantigas de rodas, receitas, textos informativos, e vários outros tipos de textos. Em seguida os textos são selecionados, corrigidos e enviados para edição e encadernação. “Tudo é feito com carinho e atenção para o momento do autógrafo, que este ano se intitulou “Noite de Autógrafos”, onde cada aluno entregará a seus familiares o seu livro escrito juntamente com seus companheiros de classe. Esta prática além de ser uma experiência única para cada aluno, os pais que tem seus filhos nesta escola desde a Pré - escola, contará ao término do quinto ano com uma coleção com seis livros autografados por seus filhos, onde poderá acompanhar o desenvolvimento escolar durante esses seis anos nesta escola”, concluiu a diretora Renata Botarelli. O prefeito Amin Hannouche parabenizou a escola pela iniciativa e os alunos e seus familiares pela participação no evento que premiou a todos. (Comunicação/Prefeitura)