foto_unidade_de_saude.jpeg

Duas unidades de saúde retomam atendimento normal a partir de segunda-feira em Cornélio Procópio

Pelo menos duas unidades básicas de saúde (UBS) de Cornélio voltaram a atender com suas demandas normais nesta segunda-feira (12). De acordo com a prefeita em exercício, Angélica Olchaneski, retomaram as atividades normais  para atendimento ao público as unidades  dos jardins Primavera e Fortunato Sibim, ambos situados na zona oeste da cidade.

Com a evolução da Covid-19, pelo menos quatro unidades do município tiveram que ser fechadas para o atendimento ao público em virtude, principalmente da falta gente. “Como estamos com uma equipe reduzida para as demandas da Secretaria de Saúde, acabamos tendo que utilizar servidores em outros postos e nos auxiliar nos trabalhos, principalmente na Unidade de Atendimento Respiratória (UAR)”, justificou a prefeita.

Disse que a prefeitura chegou a efetuar chamamento pelo sistema de PSS (Processo Seletivo Simplificado), sem que houvesse interesse nessa disponibilidade, além de alguns servidores afastados por motivo de saúde. Assim, a solução foi utilizar  os que estavam nos postos onde as demandas diárias são menores, centralizando o atendimento em outras unidades e no Posto Central.

As unidades do Jardim Progresso e da Vila Independência ainda não retornam. “Já conversamos com as enfermeiras responsáveis e neste último, temos uma situação cujo médico retorna às suas atividades somente na segunda-feira que vem. No Progresso, a enfermeira responsável, além de auxiliar nos trabalhos da UAR e na vacinação, segue efetuando as visitas direcionadas a pacientes da área”, esclareceu.

Vacina

Vacinação contra a Covid-19 seguiu neste domingo (11), com 1.020 pessoas recebendo o imunizante. As aplicações, como vêm acontecendo desde o início, foi pelo sistema de “Drive Thru”, feitas no interior do Tiro de Guerra 05-002. A prefeita fez questão de enaltecer a espontaneidade e o esforço do pessoal que atuou no trabalho.

“Uma equipe valorosa, formada por funcionários dispostos a colaborar. Mesmo com o sol intenso no domingo, esteve presente trabalhando e, algumas delas, até chegando a passar mal pelo forte calor”, elogiou. As aplicações no domingo tiveram que ser retardadas em uma hora, mas ninguém saiu sem receber o imunizante. A próxima faixa a receber a vacina será da faixa etária a partir de 63 anos. (Comunicação/Prefeitura)