Governo discute em

Cornélio Procópio novo

plano de desenvolvimento

dos municípios

Apresentação aconteceu durante reunião da Amunop pelo secretário Valdemar Bernardo Jorge

Identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. Esta é a proposta do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria Estadual de Planejamento, no sentido de oferecer a eles condições para aumentar a geração de empregos e diminuir as desigualdades regionais.

Com o título de Planos Regionais de Desenvolvimento, o programa foi apresentado na manhã desta sexta-feira em Cornélio Procópio pelo secretário da pasta, Valdemar Bernardo Jorge. Ele participou de reunião da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), a convite de seu presidente e prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, através de pleito feito direto ao governador Ratinho Júnior na semana passada.

“O objetivo é desenvolver um trabalho e fazer com que haja um desenvolvimento através de uma pesquisa científica. Este, inclusive,  já fizemos em Cornélio Procópio, cujo material entregamos ao secretário para que pudesse analisá-lo. É um estudo da maior importância e nosso município fez o dever de casa ao concluí-lo”, disse Hannouche.

Plano Regional

A meta da secretaria estadual é conseguir um plano regional para que as políticas públicas municipais estejam alinhadas com as estaduais. “Com a participação da sociedade, queremos criar um plano que possa direcionar os investimentos estaduais nesta região do Estado”, disse o secretário, na explanação que fez aos prefeitos da Amunop durante sua participação na reunião.

Disse que sua pasta separou oito regiões que vão receber um atendimento especial. “São regiões que precisam mais de uma atenção e um carinho do Governo do Estado e vamos dar todo o apoio. Aqui em Cornélio Procópio já existe um estudo de desenvolvimento do município e o que queremos agora é, com esses dados, elaborar um plano regional incluindo os demais municípios da Amunop”, complementou o secretário.

A reunião, realizado no Centro Cultural Galdino de Almeida, reuniu a maioria dos prefeitos que integram a entidade e o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB). Também discutiu assuntos que tratam da parceria direta com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisnop). A diretora administrativa Financeira do Consórcio, Cristina Alves, apresentou uma atualização dos procedimentos relacionados ao entendimento com os municípios.

Foto: Hannouche: “Ao concluir o estudo, Cornélio Procópio fez o dever de casa”