WhatsApp_Image_2021-05-04_at_09.09.25.jpeg

Cornélio Procópio

Secretaria de Saúde esclarece

sobre a segunda dose da vacina

contra Covi-19

Prefeitura tranquiliza indicando que ela pode ser tomada em intervalo de até 7 semanas

A falta de regularidade na entrega de doses da vacina contra a Covid-19 por parte do Ministério da Saúde, causou atraso na continuidade do processo de vacinação no município. Os protocolos de vacinação, no entanto, serão mantidos, com base em informações da Secretaria de Saúde do Paraná, que informa que um intervalo maior que 28 dias entre a primeira e segunda dose da Coronavac não afeta sua eficácia imunológica.

O esclarecimento foi transmitido pela secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, indicando que o atraso aconteceu, mas não afeta a eficiência da primeira dose. “O prazo recomendado pelo MS é de 4 semanas. Mas, não havendo vacinas disponíveis no momento, a segunda dose pode ser aplicada em um prazo intervalo de 6 ou 7 semanas sem afetar o reforço da imunidade”, garantiu. Entretanto, independentemente da data, a segunda dose é imprescindível.

Disse que o atraso aconteceu em vários municípios brasileiros com o MS não conseguindo enviar a remessa no período aguardado para o Paraná e outros estados da federação. “Seguimos aguardando a chegada dessas doses na Secretaria de Saúde do Estado e que nos repasse para que possamos fazer a retomada da vacinação”, complementou. (Comunicação/Prefeitura)