Dedicação e competência

 

Equipe da UAR de Cornélio Procópio

salva paciente ao dar entrada e passar

mal na unidade

 

Mulher sofre parada cardíaca e é intubada na própria unidade

 

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (02). Uma senhora que tinha vindo de uma das unidades básicas de saúde do município (UBSs) deu entrada na Unidade de Atendimento Respiratória (UAR) para passar por avaliação.  Entretanto, tão logo chegou, a paciente teve uma parada cardíaca no interior da unidade. Imediatamente, a equipe iniciou os procedimentos para reanima-la, seguindo-se a intubação no próprio local.

A secretária de Saúde do município, Angélica Olchaneski, atribuiu o fato à dedicação e competência da equipe que atua na unidade. “São grandes profissionais que atendem no município, mas cada um atende em hospitais da cidade e que têm anos de UTI. Ao verem a situação dessa paciente em parada, uns faziam massagem, enquanto outros já tomavam outras medidas, mesmo sem as condições ideais de urgência e emergência”, disse a secretária.

Profissionais preparados - Disse também que ao fazer esse procedimento com intubação da paciente, a equipe demonstrou estar bastante preparada. “Não é qualquer equipe que faz esse atendimento. O profissional deve estar preparado para isso. Essa atitude demonstra o potencial da nossa Unidade de Atendimento Respiratória, demonstrando que, para uma eventualidade como essa, os profissionais estão a ali para fazer o que tem que ser feito”, comentou.

A paciente foi mantida reanimada até que o SAMU pudesse fazer a sua remoção para o hospital. Segundo a equipe da UAR, a paciente, aparentemente, chegou bem à unidade até sofrer a parada seguida da reanimação. “O que emociona é a preocupação da equipe. Eu mesma já presenciei um caso como esse e pude constatar que são todos muito ágeis  e emocionalmente equilibrados”, complementou Angélica. (Comunicação/Prefeitura)