WhatsApp_Image_2021-07-21_at_09.09.27_1.jpeg

Encontro em Cornélio Procópio

discute a criação do Conselho

Municipal da Pessoa com Deficiência

Um encontro coordenado pela Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Universidade do Norte do Paraná (UENP), discutiu, na tarde desta terça-feira (20) em Cornélio Procópio, o fortalecimento dos conselhos municipais e sugeriu a criação no município do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência. A proposta da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) é adequar as políticas públicas à norma constitucional em seus dispositivos, princípios, conceitos e demais conteúdos garantindo o direito às pessoas nestas condições.

“Trouxemos algumas ideias para desenvolver as políticas locais, exemplos de alguns municípios onde já estão estabelecidas politicas da equoterapia, por exemplo, para que, com a contribuição do município, seja uma realidade aqui para participação das pessoas com deficiência. Sugerimos também a criação de um Fundo Municipal e discutimos a empregabilidade da pessoa com deficiência através da aprendizagem PCD para dentro da prefeitura”, exemplificou Felipe Braga Cortes, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência do Paraná, que conduziu o encontro.

Realizado no Centro Cultural Galdino de Almeida (área central), o encontro contou com as presenças do prefeito Amin Hannouche e da vice-prefeita e secretária da Saúde, Angélica Olchaneski. “Momento oportuno para alinharmos nossas ações às inovações nessa área. A criação de um conselho municipal específico para esse segmento servirá para fortalecer ainda mais o trabalho que o município já desenvolve nessa área”, ressaltou o prefeito Amin Hannouche. O encontro também contou com representantes de órgãos gestores de assistência social do município. (Comunicação/Prefeitura)