Cornélio Procópio terá R$ 1,2

milhão para o programa de

Atenção Básica à Saúde

A deputada federal Luísa Canziani  anunciou na tarde desta quinta-feira (05) em Cornélio Procópio a liberação pelo Governo Federal de recursos de R$ 1,197 milhão para o programa de Atenção Básica à Saúde do município. Ela foi recebida no final da tarde pelo prefeito Amin Hannouche e pela vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski  e anunciou a liberação dos recursos que serão investidos principalmente no programa denominado de PAB (Piso de Atenção Básica).

Trata-se de um recurso fundo a fundo que se destina à cobertura das ações e serviços de saúde implementados pelos estados, Distrito Federal e municípios, traduzidas pelo investimento na rede de serviços, cobertura ambulatorial e hospitalar e demais ações de saúde. Com ele, a administração pública do município, através de seu setor de saúde, tem condições de efetuar uma série de alocações para custeio do setor.

“Sabemos que neste momento de pandemia, os gastos com a saúde aumentaram demais. Agora, neste pós-Covid, vamos ter que recuperar muitas cirurgias eletivas que ficaram para trás e tantos outros desafios que teremos que encarar. Precisamos sempre trabalhar e viabilizar cada vez mais recursos para Cornélio, município tão importante da região”, disse a deputada.

Na reunião, da qual participaram também alguns assessores da prefeitura e alguns vereadores, a parlamentar também falou sobre a possibilidade de outra conquista para a qual está lutando para conseguir para o município: a instalação aqui do Instituto Federal para atuar na formação básica, técnica e tecnológica, com a oferta de cursos de formação técnica e profissional.

“Trata-se de uma conquista histórica que haverá de acontecer. Hoje, estamos vivendo um problema grande que é a falta de qualificação de mão-de-obra onde mais de 30% dos jovens brasileiros estão desempregados. Outra grande quantidade não trabalha e nem estuda. Este é um cenário muito preocupante e a pandemia mostrou que as transformações não param. Uma profissão que existia ontem, hoje não existe mais. A tecnologia está vindo e esta a importância de termos aqui esse instituto”, explicou.

A deputada também abordou outros temas como seu trabalho junto ao Ministério da Saúde para credenciamento do Hospital Regional e da super creche que será construída no município com recursos do Governo Federal conseguidos por ela. Da reunião, também participaram o secretário municipal de Desenvolvimento Econômica, Celso Marin e os vereadores Rafael Hannouche, Carlos Bonfim, Anderson Araújo e Sebastião Angelino Ramos. (Comunicação/Prefeitura)