foto_consul_britanico.jpeg

Cornélio Procópio vai receber Cornélio Procópio vai receber cônsul britânico para comemorar os 90 anos da visita do Príncipe de Gales ao município

Há exatos 90 anos, o município de Cornélio Procópio recebia uma visita que iria permanecer como a mais importante da sua história: a do Príncipe de Gales, uma das mais ilustres figuras da realeza britânica, em 1931. E, para comemorar a data, estará no município o cônsul britânico no Paraná, Adam Paul Patterson. A visita dele será no próximo dia 24.Será recebido pelo prefeito Amin Hannouche e pela vice-prefeita Angélica Olchaneski e participará de solenidade festiva com diversas atividades.  Uma delas terá como ponto de referência as escadarias que dividem o hall da antiga estação ferroviária do município com a Avenida Marechal Deodoro da Fonseca.De acordo com a programação montada pela Secretaria Municipal de Cultura, a primeira solenidade será às 11h, com descerramento de placas comemorativas. No período da tarde, o cônsul participa de outro ato no Centro Cultural Galdino de Almeida (área central), em cerimônia programada para às 14h30. Foi o principal ponto de referência de homenagem ao importante membro da família real britânica. À época, o Príncipe era preparado para assumir o trono do Reino Unido e de seu irmão, o príncipe Albert, pai da Rainha Elizabeth II. A breve visita também ficou marcada como o maior acontecimento social da história do município. Os príncipes estavam no Brasil em viagem oficial e a vinda ao norte do Paraná deveu-se a interesses comerciais, pois eram acionistas de uma multinacional de nome “Brazil Plantation”.  À época, Cornélio Procópio era o pequeno povoado em que os trilhos da Companhia Ferroviária São Paulo- Paraná haviam chegado em dezembro de 1930. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Patterson participará de duas atividades comemorativas no município