WhatsApp_Image_2021-10-06_at_14.44.29_1.jpeg

Cornélio Procópio inicia a

campanha “Outubro Rosa”

Meta é reforçar a conscientização da sociedade sobre prevenção e diagnóstico do câncer

Um mês intenso na Saúde de Cornélio Procópio. Diferente de outros meses. É assim que a Secretaria Municipal de Saúde de Cornélio Procópio inicia as comemorações do período da campanha do “Outubro Rosa” no município. A campanha, que tem o objetivo de conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, assim como dos cânceres de ovário e colo do útero, terá um amplo trabalho no município com envolvimento de todas as unidades básicas de saúde (UBSs).

O objetivo, como informou a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, é de incrementar a divulgação em torno da prevenção, atualizando algumas providências básicas que devem ser seguidas, com as mulheres tomando os cuidados com a saúde. “As mulheres precisam retomar essa situação de cuidado e de zelo com o próprio corpo. Temos visto que agora, por conta da pandemia, houve um distanciamento de uma maneira geral, principalmente com as mulheres que evitaram procurar um posto de saúde”, comentou a secretária.

Alerta - Disse que, apesar do foco estar mais direcionado ao câncer de mama, existem outros tipos da doença que também são inseridos na campanha. “É um momento em que colocamos um alerta para outros tipos de cânceres que existem e que podem apresentar focos em outras partes do corpo. No caso da mulher, o câncer de útero, por isso é importante autoexames de toques, mamografia quando necessário e ultrassom, enfim, toda a parte ginecológica”, orientou.

Informou que neste período, todas as unidades estarão abertas em horário normal para receber todas as mulheres que vão passar por esse tipo de atendimento. O dia 16 foi escolhido como o dia em que a campanha deverá ganhar uma divulgação mais ampla, este ano, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (Acecp). “Será um dia motivado com grandes situações de panfletagem, blitz no centro da cidade e outros meios de divulgação da campanha”, adiantou.

Nesse dia, além da Acecp, a Secretaria Municipal de Saúde, que vai montar uma ampla estrutura no local,  contará também com o apoio do Lions para fortalecer ainda mais a divulgação desta campanha de alerta para a mulher. Durante a campanha, os atendimentos e agendamentos nas UBSs serão feitos em horário normal de funcionamento, das 8 às 17 horas. (Comunicação/Prefeitura)