foto_1.jpeg

foto_6.jpeg

Iniciativa inédita

Cornélio Procópio abre o programa

de castração de cães e gatos em

parceria com o Governo do Estado

Ação é gratuita e prevê a castração de mais de 230 animais de pequeno porte

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná) foi oficialmente lançado na manhã desta sexta-feira em Cornélio Procópio e prevê a castração de 231 animais.  Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest), é desenvolvido no município pelo Cerceg – Centro de Recuperação de Cães e Gatos.

O lançamento programa, realizado do município de forma inédita, aconteceu na sede da unidade, localizada nas proximidades do Conjunto Residencial José Benedito Catarino, com a presença da diretora geral da Sedest, Fabiana Campos. “É um projeto que idealizamos em 2019 quando chegamos à secretaria. Entendemos que, quando a gente controla a saúde dos animais, controlamos também a saúde dos humanos e do ambiente”, disse a diretora em sua saudação.

Falou também da providência que está sendo tomada contra maus tratos a animais. Anunciou que sua pasta está estabelecendo – através de pedido direto do prefeito Amin Hannouche – uma parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, no sentido de coibir essa prática. Disse que o convênio já foi assinado entre a Sedest, a Secretaria Estadual de Segurança e a Prefeitura para a criação de um centro específico para esse fim.

O prefeito Amin Hannouche também falou e classificou o momento como dos mais importantes para a comunidade. “Momento muito importante que devemos compartilhar principalmente com as famílias que aqui vieram e trouxeram seus animaizinhos para serem castradas. Este é um espaço que cresce a cada dia e temos nos empenhado para melhorar ainda mais a sua estrutura”, disse Hannouche.

O Cerceg – Em sua fala, o prefeito lembrou que a unidade foi criada graças a um projeto de autoria do filho, vereador Rafael Alcântara Hannouche, aprovado na Câmara e que, por problemas de saúde, não participou do evento. “Embora ausente, pediu-me que retransmitisse a sua alegria de ter, ao lado do Rafael Haddad, contribuído para criar, ampliar e melhorar a estrutura desse espaço e é o que temos feito a cada dia”, complementou.

A solenidade contou também com a participação da vice-prefeita e secretária de Saúde, Angélica Olchaneski, médica-veterinária Girlene Jacob, coordenadora técnica do CastraPet-Pr; Ademir Zacarias, diretor do Hospital Veterinário da Uenp; médico-veterinário e biólogo, Rafael Haddad, secretário municipal da Mulher, Criança, Adolescente, Jovem e Idoso; e Silmara Santos, coordenadora do Cerceg. As cirurgias atendem somente animais cadastrados e vão até o dia 24. (Comunicação/Prefeitura)

Amin: Momento importante que deve ser compartilhado com as famílias