foto_adan_2.jpeg

premia estudantes

de escolas municipais

de Cornélio Procópio

Promoção busca a conscientização de estudantes sobre o meio ambiente através da manipulação e destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Estudantes de quatro escolas da rede municipal de ensino de Cornélio Procópio participaram nesta terça-feira (09) da premiação do concurso Capo Limpo 2021. A promoção é voltada à conscientização dos estudantes sobre o manuseio e destinação correta de embalagens de produtos químicos utilizados nas lavouras.

Coordenado pela Associação dos Distribuidores Agroquímicos do Norte Paranaense (ADAN), o concurso é promovido em todo o Brasil pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Impev) . Este ano, premiou seis estudantes de quatro escolas nos quesitos Redação e Desenho sobre o tema: “Vivendo num planeta mais sustentável com a economia circular".

A vice-prefeita, Angélica Olchaneski, representou o prefeito Amin Hannouche na premiação que aconteceu no auditório do Sindicato Rural. Além dos estudantes vencedores do concurso e seus pais e professores, participaram o tecnólogo em segurança do trabalho, Marcos Antônio Rodrigues, do IMPEV; a secretária municipal de Educação, Maria Lídia Funari e membros da equipe pedagógica da Semed, professoras Rosimary Patracão e Mônica Morales.

Em redação, foram premiados os estudantes Rafaela de Oliveira Santos, da Escola Professor Átila Silveira Brasil, em 3º lugar; em segundo, Ana Júlia Rodrigues Caetano, da Escola Aníbal Campi; e, em primeiro, a aluna Amily Victória Lima Olímpio, também da Escola Aníbal Campi. Todas elas são estudantes do 5º ano.

Na modalidade de Desenho, os vencedores foram: Laís Langer Françolle, da Escola Professora Eunice Gatti Gomes, que ficou com o 3º lugar; em segundo, Anna Veiga Torregiane, da Escola Municipal Noêmia de Oliveira Bruno; e, em primeiro, Guilherme de Oliveira Rosa, da Escola Aníbal Campi. Todos eles são do 4º ano. Nas duas categorias, os vencedores foram contemplados com bolsas e bicicletas.

A promoção - O concurso é uma iniciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Impev). Na região, é representado pela Adan, que coordena as ações ambientais nas revendas de defensivos agrícolas com atividades educativas destinadas a estudantes de 4º e 5º anos das escolas municipais e já vem fazendo esse trabalho há 18 anos.

O objetivo é levar às crianças, jovens e adultos a conscientização sobre a proteção do meio ambiente através da manipulação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. “Temos participado ativamente dessa promoção e este ano, apesar da pandemia, contamos com a participação dos pais que, mesmo em casa, nos auxiliaram bastante”, destacou a secretária de Educação.

Angélica Olchaneski também falou do empenho dos estudantes no concurso. “Momento de muita alegria para todos nesta promoção. Através do desenho e da redação, a gente vê o interesses e a capacitação de cada um. Apesar do momento delicado que atravessamos, com a colaboração de todos, estamos vencendo essa situação”, disse a vice-prefeita referindo-se à pandemia. (Comunicação/Prefeitura)