foto_libra_e_braille_1.jpeg

Prefeito Amin e a deputada

Luísa Canziani conhecem projeto

inovador criado pela UTFPR

Meta da universidade é implantação do curso de Tecnólogo em Comunicação Assistiva

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, acompanhou, na manhã desta segunda-feira (06), a visita que a deputada federal paranaense Luísa Canziani fez à unidade local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foi para conhecer os laboratórios de Braille e de Libra, voltados a atender pessoas com dificuldades audiovisual e deficiência auditiva e surdez, respectivamente.

Foram recebidos pelo diretor do campus, Marcio Jacometti e técnicos da área de tecnologia. “Nossa intenção é criar o primeiro e único curso de universidade federal – o Tecnólogo em Comunicação Assistiva” - adiantou Luiz Renato da Rocha, intérprete de libras. A meta, segundo ele é conseguir junto ao Ministério da Educação (MEC), através da deputada, a liberação de vagas e posterior implantação dessa graduação na universidade.

A unidade já dispõe de pessoas com deficiências audiovisuais já formadas no próprio campus, nas áreas desenvolvimento de sistema, entre alunos, professores e servidores. Os laboratórios já estão em funcionamento e atendem também à comunidade externa. Acrescentou que nos últimos seis meses, mais de 100 cardápios foram adaptados em braille para que as pessoas com deficiência possam acessar os estabelecimentos e conseguir fazer a leitura.

“Estou muito feliz e emocionada em saber que Cornélio Procópio e região estão cada vez mais dando vez e voz para as pessoas com deficiência e propiciando esse mais inclusivo para toda a comunidade. Como cidadã, tenho que agradecer o trabalho que vem sendo feito pela UTFPR”, manifestou a Luísa Canziani. Lembrou que seu pai, Alex Canzinia, prestou grande trabalho ao campus ao visibilizar recursos e oportunidades enquanto deputado federal.

“Um trabalho que vai elevar ainda mais o conceito desta instituição tão importante para a cidade e região. Um avanço muito grande na área de tecnologia voltado a auxiliar as pessoas com essas deficiências, minimizando suas dificuldades ”, destacou o prefeito Amin Hannouche. Também estiveram presentes os professores Vanderley Flor da Rocha e Felipe Haddad Mânfio. AC (Comunicação/Prefeitura)