planifica_sus_1.jpeg

planifica_sus_5.jpeg

planifica_sus_6.jpeg

Secretaria Estadual de Saúde

apresenta o PlanificaSUS para os municípios

da microrregião de Cornélio Procópio

Programa traz proposta de inovação para agilizar atendimentos pós-pandemia

O prefeito Amin Hannouche participou na manhã desta quarta-feira (15) do wokshop de abertura, pela 18ª Regional de Saúde, do programa PlanificaSUS Paraná. A apresentação foi no Centro Cultural Galdino de Almeida e reuniu dirigentes dos 21 municípios da microrregião que fizeram adesão ao programa, apresentado no encontro pela diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Maria Goretti David Lopes.

O programa trata da organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com atenção primária para a saúde. É feita através de metodologia de planificação da atenção à saúde proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CNSS), em parceria com o Ministério da Saúde, e executado pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde no SUS.

“É uma metodologia que visa agora, neste momento de pós-Covid-19, a reorganização de todos os serviços de saúde no Paraná para que tenhamos condições de atender todas as necessidades de saúde da população. Entre os esses atendimentos estão os hipertensos, diabéticos, a volta da cobertura de todas as vacinas do calendário vacinal; pré-natal de qualidade e consultas, exames às nossas gestantes, entre outros”, explicou Maria Goretti.

É uma metodologia com o aval do Conselho de Secretários de Saúde e do Ministério da Saúde no sentido de integrar as ações dos estados para melhorar o atendimento à população. As ações, segundo ela, estarão direcionadas com prioridade para a atenção primária à saúde. “A meta agora é retomar as ações que não foram realizadas no período de pandemia”, complementou a diretora.

O encontro

O encontro do Centro Cultural contou com a participação da maioria dos prefeitos da microrregião e representantes da área de saúde. “Um encontro bastante positivo, voltado a estabelecer a integração dos sistemas da Secretaria Estadual de Saúde com as secretarias municipais de Saúde espalhados por todo o estado”, reforçou o prefeito Amin Hannouche, que é também presidente da Amunop.

Também participaram do evento a diretora interina do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Saúde, Eliana de Fátima Catussi Pinheiro; o prefeito de Santa Cecília do Pavão e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisnop) Edimar Santos; e Emanuelli Subtil, secretária municipal de Saúde de Sapopema, representando o Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde, entre outros. AC(Comunicação/Prefeitura.