foto_angwlica.jpeg

Covid-19

Secretaria de Saúde de Cornélio Procópio intensifica ações para fazer frente ao novo avanço da doença

Contaminações voltaram a subir e dirigente da pasta atribui o aumento ao relaxamento da população

A secretaria Municipal de Saúde de Cornélio Procópio (SMS) vem registrando nas últimas semanas sensível aumento nos casos de contaminações no município. Os casos ativos com a Covid-19 no município que, em 22de dezembro do ano passado, eram apenas 16, chegaram a 347 na quinta-feira (13) quando foi divulgado o último boletim da SMS. Apesar do aumento, a média de internamentos é bem menor que do ano passado.

O aumento de positivados, segundo a secretária de Saúde e prefeita interina do município, Angélica Olchaneski, é atribuído ao relaxamento da população nos cuidados para se evitar a contaminação. Isto vem impactando diretamente no atendimento do serviço de saúde do município, não só nos casos específicos da doença, como em outros serviços prestados nas unidades básicas de saúde.

“Muitas pessoas deixaram de seguir os cuidados recomendados achando que já estavam protegidas. E esse descuido é que está causando agora essa onda dentro do sistema com muita gente sendo encaminhada para exames. Isto envolve também outras situações, como liberação de exames e até mesmo os testes que são feitos na Unidade de Atendimento Respiratória (UAR)”, disse a gestora.

Segundo ela, os novos casos registrados nos últimos dias, supostamente, podem já estar relacionados ao vírus da ômicron, que cientificamente tem uma ação de contágio muito mais rápida. “Trata-se de uma variante extremamente transmissível e só não tem provocado mais internamentos porque já há o efeito positivo da vacina, o que é um efeito um pouco mais tranquilo para as pessoas”, avalia.

Angélica também chamou a atenção sobre as pessoas que ainda não estão com o esquema vacinal completo para que possam colocar essa situação em dia. “A vacina tem se mostrado bastante eficaz e é muito importante que as pessoas fiquem atentas às informações e compareçam para receber a vacina”, aconselha. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Angélica: Aumento ligado ao descuido das pessoas