Led.Jpeg

Lâmpadas de sódio e de mercúrio estão sendo substituídas pelo novo sistema que deverá estar concluído até março.

Até o final de fevereiro deste ano, todos os pontos de iluminação pública  de Cornélio Procópio contarão com luminárias mais eficientes, econômicas e sustentáveis. Isto porque está concluindo um amplo projeto, substituindo as lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio em toda a cidade por luminárias de LED.

A previsão é de Luiz Aleixo, responsável por toda a logística que envolve a aplicação do programa no município. “Estamos correndo para entregar tudo pronto até o aniversário da cidade, em 15 de fevereiro. Entretanto, como o projeto em alguns bairros envolve outras demandas, pode atrasar um pouco mais e, se Deus quiser, até março, tudo estará pronto”, projeta o assessor.

Lembrou que a melhoria é fruto de um projeto de lei apresentado no Legislativo pelo vereador Rafael Hannouche, após discutir a melhoria com o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), que representa o município na Assembleia Estadual. Aprovado na câmara, virou lei e, a partir de sua publicação, não mais será permitida a instalação na cidade de sistema que não seja por LED.

O novo sistema deverá gerar grande economia aos cofres públicos. A expectativa e de que, com a conclusão do programa, o valor gasto mensalmente tenha redução substancial. “É um sistema altamente moderno e, por se tratar de lâmpadas com tecnologia capaz de gerar mais intensidade para a luz, vai, ao mesmo tempo, garantir um consumo menor de energia elétrica”, explica Aleixo.

Em alguns pontos como praças, estão sendo colocadas luminárias decorativas. Em outros, como o Jardim Figueira, por exemplo, o trabalho envolve também a troca de braços de sustentação. Os últimos bairros contemplados com a melhoria são os jardins Vale Verde, Veneza I e II; Nova Esperança, Morumbi; São Silvestre, Conjunto União, Belle Bergamasco, João Rocha, Henrique Vitorelli e 50% do Jardim Panorama. (Comunicação/Prefeitura)