foto_catedral.jpeg

aniversário do

município não terá

comemorações

Pandemia ainda impossibilita eventos presenciais de tradição como o desfile cívico e a prova pedestre de outros anos

Pela segunda vez Cornélio Procópio não comemorará o seu aniversário com a população. Por conta da pandemia da Covid-19 que ainda persiste, nenhum de seus tradicionais eventos – como desfile cívico e a tradicional prova pedestre XV de Fevereiro - será realizado, mantendo apenas um programa simples na frente da prefeitura, com mensagem do prefeito Amin Hannouche para marcar os 84 anos de emancipação político-administrativa do município.

Como no ano passado, a comemoração será restrita ao hasteamento das bandeiras, com a participação de autoridades do município e, mesmo assim, mantendo com rigor o protocolo de biossegurança. “Infelizmente, o risco de contaminação ainda existe e, por razão do momento excepcional, vamos seguir mantendo todos os cuidados. Mesmo assim, como já fizemos no ano passado, vamos comemorar a importante data de forma simbólica”, justifica Hannouche.

Nos trilhos da história

A história de Cornélio Procópio está intimamente ligada à estrada de ferro.  Através dos trilhos, iniciou-se o surgimento da cidade, a colonização e o desenvolvimento. Isso porque, além de auxiliar na logística estrutural, a ferrovia, inaugurada em dezembro de 1930, trouxe consigo aventureiros e trabalhadores ingleses e portugueses, além dos pioneiros paulistas e mineiros.

O caminho percorrido pela Maria Fumaça entre Bandeirantes, Santa Mariana, Cambará e a futura Cornélio Procópio levava os sonhos desses desbravadores e consolidava o desenvolvimento da região. A origem do nome da cidade veio do Coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, que ocupava posição de destaque no Império durante o final do século XIX. Uma de suas filhas, Maria Balbina Procópio Junqueira, era casada com Francisco da Cunha Junqueira.

Francisco Junqueira quis homenagear o sogro e cedeu seu nome para ser o patrono da Estação Ferroviária km 125. Tempos depois, a criação do Município de Cornélio Procópio se concretizou com a emancipação do município no dia 15 de fevereiro de 1938. Com o desenvolvimento da cidade no entorno da Estação, foi natural que o município também levasse o nome e história de seu patrono. Assim, foi definitivamente batizada de Cornélio Procópio. (Comunicação/Prefeitura)