foto_novo_consorcio.jpeg

Novo Consórcio

Ciedipar promove a sua primeira reunião na área do Cisnop/Amunop

Lançamento Cornélio Procópio teve foco direcionado às gestões da Educação

O prefeito de Cornélio Procópio e presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), Amin Hannouche, participou da primeira reunião no município do novo Consórcio Municipal de Educação e Ensino do Paraná (Ciedipar). O encontro foi no Centro Cultural Galdino de Almeida (área central) e reuniu representantes de todos os municípios que integram a Amunop e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop).

“Trata-se de mais uma ferramenta para servir de suporte para os municípios consorciados, levando a todos eles as ferramentas necessárias para auxiliá-los na obtenção de recursos; questão pedagógica e outras áreas da Educação e, no momento, a discussão nacional sobre o piso nacional do Magistério”, resumiu o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, presidente do Cisnop e, agora, assumindo também a direção do Ciedipar.

Suporte

Criado recentemente, o Ciedipar vai fornecer apoio aos prefeitos dos municípios consorciados e outros gestores públicos municipais, como secretários, equipes técnicas e pedagógicas na gestão da Educação. O tema dominante do encontro em Cornélio Procópio foi a Educação da região, notadamente quanto à Lei nº 14.276, de 28 de dezembro de 2022, que trata do abono para completar 70% do Fundep.

Foram tratados também outros assuntos da área de Educação, com os relacionados ao piso salarial do Magistério Público de Educação Básica; estimativa e recursos do Fundep para 2022; instituições conveniadas com os municípios e reformulação do planos de carreira do magistério, entre outros temas. As orientações foram passadas pelos técnicos Dorival Perez e Jacir Machado. (Comunicação/Prefeitura)