foto_dengue.jpeg

Dengue

 

Cornélio Procópio intensifica ações em alerta

pelo aumento nos casos da doença

 

Já são 56 os casos confirmados em 2022. Vigilância se mobiliza para evitar proliferação do mosquito

O aumento expressivo no número de casos de dengue em Cornélio Procópio coloca o município em alerta. Os casos confirmados com a doença no município já somam 56. Ações de sanitização e visitas dos agentes de endemias ligados à Secretaria Municipal de Saúde têm se intensificado nos últimos dias para tentar frear a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus.

E os dados mostram que é preciso, de fato, tomar cuidados, principalmente após as fortes chuvas que ocorreram recentemente, como explica o diretor de Vigilância Sanitária, Elizeo Rocha. “Muito lixo que estava depositado de forma irregular acabou sendo levado para terrenos baldios favorecendo o desenvolvimento do mosquito”, disse Rocha à jornalista Daniani Souza.

O alerta, segundo ele, é para que população siga tomando os cuidados necessários, principalmente com relação à limpeza de seus quintais e o descarte de lixo de forma correta. “Em muitos casos o lixo é depositado em dias que não há coleta, ficando, muitas vezes, vários dias na frente da sua casa. Com a chuva, esse lixo acaba sendo levado para terrenos baldios, se transformando em criadouros do mosquito, entupindo bueiros e causando outros problemas”, explicou o agente.

A dengue tem se caracterizado por sintomas comuns como febre acima de 38,5º; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal-estar, náuseas e vômitos; moleza no corpo; cansaço extremo e falta de apetite. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar um médico ou buscar atendimento através das unidades básicas de saúde (UBS). (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Rocha orienta sobre o descarte correto do lixo doméstico