curso_para_idoso.jpeg

Agência do Trabalhador de Cornélio Procópio

vai promover curso para Cuidador de Idoso

A Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da Agência do Trabalhador, está oferecendo, de forma gratuita, curso para Formação Inicial Para Cuidador de Idoso. Será promovido em parceira com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, com início previsto para 11 de julho do corrente ano.

De acordo com programa divulgado pela agência, o curso terá carga horária de 180 horas, sendo 160 horas e aulas teóricas e outras 20 horas práticas. Sua duração está vinculada à carga horária semanal e às condições sanitárias, com aulas ministradas de segunda à sexta-feira, das 19 às 22h45.

“Trata-se de um curso útil, tanto para quem tem interesse em atuar profissionalmente como Cuidador de Idosos, como para amigos e familiares, que gostariam de auxiliar e dar o suporte necessário para idosos na família”, explica Gisele Picoloto, diretora da Agência do Trabalhador, indicando que as inscrições estarão abertas a partir da publicação do edital e vão até o dia 20 deste mês.

Para se inscrever, o candidato os documentos digitalizados com as cópias anexadas no momento da inscrição, a saber: registro geral (frente e verso); CPF; certidão de nascimento ou casamento; título de eleitor ou comprovante da última eleição; histórico escolar (frente e verso); e ficha cadastral (Anexo I) preenchida.

Outros documentos exigidos são carta de liberação do gestor (nos casos de servidores públicos para participação no curso, em papel timbrado, com assinatura e carimbo do gestor); documento que comprove o vínculo empregatício (ex: carteira de trabalho, se CLT, cópia do contracheque, termo de posse, declaração do RH, declaração do empregador, etc.). e cópia do comprovante de residência.

Observações a serem seguidas: 1º - Na certidão de casamento, se houver alteração do nome por motivo de divórcio, deverá constar no documento, a averbação com a alteração. O certificado para o aluno aprovado será emitido com o nome constante na certidão de nascimento. 2º - Os documentos somente poderão ser anexados no formato PDF e os documentos com cópia frente e verso, anexados em um único arquivo por motivos de segurança.

A PROFISSÃO

Atualmente existem mais de 16 milhões de Idosos no Brasil. Estima-se que em 2025 nosso país terá a sexta maior população de idosos do mundo. Serão mais de 27 milhões de pessoas acima de 60 anos.

Para atender esta demanda crescente, surgiu a profissão de Cuidador de Idosos, tratando-se, de maneira geral, de um antigo acompanhante. Com o envelhecimento da população, a profissão de Cuidador de Idosos ganhou mais visibilidade e vem ganhando cada vez mais lugar no mercado de trabalho. (Comunicação/Prefeitura)