WhatsApp_Image_2022-09-21_at_11.25.08.jpeg

WhatsApp_Image_2022-09-21_at_11.25.08_1.jpeg

Visita Pedagógica

Professor português de Minho

visita escolas para troca de

experiência no campo educacional

A Escola Municipal Gino Azzolini, localizada no Jardim Primavera, zona oeste de Cornélio Procópio, recebeu na manhã desta quarta-feira (21) visita do professor Fernando Guimarães, da Universidade Unida, de Minho, de Portugal.  Ele está no Brasil para estabelecer a troca de experiências no campo educacional e ministra curso de formação de professores pelo programa de Mestrado em Ensino (PPGN)  na unidade local da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Foi recebido pela diretora da escola, Nereuza de Cássia Delmônico e sua equipe; supervisora de Educação, Dayse Aparecida da Silva Dias, e pela secretária municipal da pasta, professora Elaine Firmino. “Um momento oportuno para todos nós ouvir dele experiências que são aplicadas em seu país. Ao mesmo tempo, levando daqui outras que podem ser introduzidas em programas educacionais daquele país”, relatou a secretária de Educação, durante coffe breack oferecido pela direção da escola.

Guimarães está no Brasil para um ciclo de palestras e pesquisas em universidades. No município, visita escolas municipais para conhecer e estabelecer comparativo entre  o sistema educativo aplicado aqui e em Portugal. “Uma visita que está sendo muito proveitosa, visto que, embora haja muita similaridade entre os sistemas, há também  muita coisa diferente. Principalmente no campo da pesquisa, notadamente no campo da botânica, que é minha área de atuação em meu país”, explicou.

No momento, Fernando  Guimarães está ministrando disciplina e cursos de formação de professores no PPGN da UENP. “Além de  enriquecer e trabalhar com  nossos mestrandos, via Universidade de Minho,  está contribuindo também para nossa formação e fez questão de conhecer as escolas daqui”, informou Roberta Negrão de Araújo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação  e Ensino na UENP.

Também participou de sua recepção na escola, o professor Sidney Lopes Sanchez Júnior que em breve irá para Portugal participar do Programa de Alfabetização baseado na Ciência promovido pela Universidade do Porto em parceria com MEC/CAPES, e o professor da UENP, Luiz Eduardo Araújo, professor de Empreendedorismo e Estratégia da UENP.  Além da Gino Azzolini, Guimarães, visitou também a Escola Municipal Acy Ivo Carazzai. (Comunicação/Prefeitura)