Unidade Básica de Saúde da Vila

Santa Terezinha já está funcionando  

no prédio da UAR

 

Referência na triagem da Covid-19, espaço passa a centralizar os atendimentos da UBS do bairro

     Após servir como principal base de atendimento do município na campanha contra a Covid-19, a Unidade de Atendimento Respiratório (UAR) de Cornélio Procópio já está atendendo como unidade básica de saúde (UBS).  O prédio que havia sido construído para Unidade de Pronto Atendimento (UPA),  transformou-se em UAR e, durante mais de 2 anos, serviu como referência na triagem de casos da doença no município.

     Localizada na Vila Santa Terezinha (zona sul da cidade),  a unidade recebeu todas as atividades daquela UBS que atende diariamente cerca de 60 pessoas. “Temos lá uma boa estrutura que, após servir aos atendimentos de pacientes no longo período de pandemia para diagnósticos contra a Covid-19, passa a atender com mais conforto às famílias daquela área da cidade”, afirmou o prefeito Amin Hannouche. 

Eficiência

     Durante o período em que esteve funcionando para receber as pessoas sob suspeita da Covid-19, a UAR cumpriu com um papel dos mais importantes para a sociedade.  Foram aproximadamente 68.387 atendimentos, entre 2020 e 2022, a pessoas que lá chegaram com as características indicativas da doença neste período. 

“Trabalho exaustivo, mas gratificante”, lembra a enfermeira-chefe da UAR, Franciéllen Sales, que respondeu pela unidade enquanto serviu como base para a triagem. “Lá estivemos por 3 longos anos. Foi montada como referência para atender a população e cumpriu com o seu objetivo”,  disse a profissional de saúde com a consciência do dever cumprido.

    Também a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, teve papel dos mais importantes no período crítico da doença. Ao lado de agentes de sua pasta, voluntários  e integrantes da Defesa Civil do município, compôs  a linha de frente  na fase mais crítica do contágio.

     “Foi um trabalho arriscado, mas nos deixou a grande satisfação do dever cumprido, pois nos trouxe resultados altamente positivos ao evitar que, naquele momento,  a doença  assumisse proporções mais alarmantes. Lutamos dia após dias e vencemos o medo que atemorizou toda a nossa equipe de saúde e hoje voltamos à realidade de retomar à normalidade”, complementou Angélica. (Comunicação/Prefeitura)