Frigorífico do Peixe ganha

últimos retoques para iniciar suas

atividades em Cornélio Procópio

Mais de 80 operários trabalham para colocar a indústria em operação

Nos próximos dias, o Frigorífico do Peixe que a cooperativa paulista Coopermota está instalando em Cornélio Procópio já deverá iniciar suas atividades industriais no município. A previsão é de diretores da empresa que nesta semana iniciou a soltura dos primeiros lotes de peixes que vão abastecer o sistema de filetagem  que será o primeiro produto da unidade instalada no Bairro de Água Limpa.

No momento, mais de 80 pessoas, entre pedreiros, eletricistas e mecânicos trabalham interna e externamente para colocar em funcionamento todos os setores fábrica . “Há uma grande movimentação em todos os setores da área e existe uma expectativa muito grande de seus diretores para colocar a indústria em operação até o final deste mês ou começou de outubro”, informou o assessor da prefeitura Luiz Aleixo, que tem feito visitas periódicas ao local.

Adiantou que a indústria já iniciou a fase de contratação do pessoal que vai atuar na linha de produção, ocupando mão de obra do próprio município. Algumas das pessoas já contratadas já estão passando  por treinamento e deverão atuar na linha de produção. Além dos investimentos consolidados na planta, a indústria já inicia a construção de um novo galpão que abrigará os equipamentos que vão servir  ao reaproveitamento de vísceras e outras partes do peixe na produção de ração animal.

Neste primeiro ciclo de produção, segundo o diretor superintendente da Coopermota, Sandro Amadeu, a indústria deverá trabalhar apenas com a variedade tilápias e o file congelado dessa  diversidade para, na sequência, incluir na linha d produção outras espécies como pacu, entre outras. Além de seus produtos, quer também gerar empregos para a sociedade. “Acreditamos muito nisto e na possibilidade de crescer e gerar muita renda para a região”, declarou Amadeu.

Construída pela prefeitura no bairro de Água Limpa, a indústria foi passada à cooperativa paulista em outubro do ano passado através de processo licitatório. A partir daí, fez todo o processo de adequação, inclusive com atualização de maquinários para recepção e transformação de peixes.

No momento a cooperativa já está comercializando um de seus produtos – o da variedade candu – na sua loja instalada na Avenida Getúlio Vargas, na saída para Nova Fátima. Para colocar a estrutura funcionando, a cooperativa investiu na unidade em Cornélio Procópio aproximadamente R$ 7 milhões. (Comunicação/Prefeitura)