WhatsApp_Image_2022-11-08_at_10.40.43.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-08_at_10.40.44.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-08_at_10.40.44_1.jpeg

Proerd  forma mais 197 alunos

em Cornélio Procópio

Cerimônia aconteceu nesta terça-feira no Centro

Cultural Galdino de Almeida

 

     A secretária municipal de Educação, professora Elaine Firmino, representou o prefeito Amin Hannouche na solenidade de formatura do Programa Educacional  de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Cornélio Procópio. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira (08)  no Centro Cultural Galdino de Almeida e reuniu estudantes e professores de sete escolas pública municipais participantes do programa.

     Este foi o segundo ciclo de aplicação do programa deste ano letivo, atendendo aproximadamente 197 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. O objetivo do programa é prevenir o uso de drogas entre as crianças e adolescentes, resistir às pressões de amigos e da mídia, reforçando sua autoestima, além de desenvolver ações de cidadania. “Um valor de ensinamento que vão levar para a vida inteira”, destacou a Elaine Firmino em sua fala.

     Um aluno de cada escola participante recebeu premiação por seus trabalhos em suas respectivas escolas. Foram agraciados com certificados atestando sua participação, confirmando seu compromisso de resistir às pressões ao uso de drogas e à pratica da violência. As alunas Isadora de Souza Ramos, Carolina Ferreira de Souza e Isabelly Aureliano da Silva, respectivamente, das escolas Vitorino Gomes Henrique, Dr. Ivo Acyr Carazaai e Padre Antônio Lock, foram premiados com as melhores redações.

O Programa

     O Proerd é aplicado por policiais militares que são rigorosamente selecionados e formados por profissionais da área de educação. Atuam em sala de aula em um período letivo, com uma hora-aula em uma vez por semana, com turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, desenvolvido em 12 lições. Está presente na rede de ensino público e particular do Paraná, desde o ano 2000 e já formou aproximadamente 1,5 milhão de alunos que se tornaram multiplicadores do programa na sociedade paranaense.

     Em Cornélio Procópio, tem como um dos educadores sociais mais antigos, o 1º sargento da Polícia Militar, Claudinei Balan. Também prestigiaram a cerimônia, a 1º Tem QOPM, Yullie Garib Prandel, subcomandante da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária; 2º tem QOPM  Haroldo César da Silva, diretor do Colégio Militar André Seugling;  sargento Izaewl, instrutor do programa em Assaí; Rosimary Patracão, coordenadora pedagógica da Semed;  cabo Paulo, instrutor em Ibaiti e a professora Maira Moraes, chefe do Núcleo Regional de Educação, entre outras autoridades. (Comunicação/Prefeitura)