WhatsApp_Image_2022-11-11_at_11.36.24.jpegWhatsApp_Image_2022-11-11_at_11.36.25.jpegWhatsApp_Image_2022-11-11_at_11.36.24_2.jpegWhatsApp_Image_2022-11-11_at_11.36.24_1.jpeg

Escola Estadual de Cornélio Procópio usa criatividade em favor da inclusão escolar

Projeto inovador recebe visitantes de estado vizinho para conhecer
novo modelo de aprendizagem

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, acompanhou esta semana uma comitiva da prefeitura de Fartura (SP) na visita ao recém-inaugurado Colégio Estadual William Madi. Foi para conhecer o projeto inovador de salas temáticas voltadas a aproximar os alunos dos conteúdos trabalhados em salas de aula e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem.
Localizada na zona noroeste da cidade, entre os conjuntos União e Figueira, o colégio, que funcionava com outro em sistema compartilhado, ganhou sua própria estrutura com inauguração no início deste ano. Em sua grade escolar, a aplicação da inovação que, com as salas temáticas, promovem o desenvolvimento e o envolvimento dos alunos com as disciplinas.
“É uma iniciativa do Governo do Estado e a nossa escola é a primeira do município a trabalhar com ela. E, a partir de publicações da prefeitura, quando o prefeito Amin veio para o lançamento, nossas salas temáticas têm chamado a atenção de outros municípios como este do Estado de São Paulo”, informou a diretora, Regina Márcia Michelato. O planejamento semanal dos professores é realizado de modo que as salas possam ser aproveitadas da melhor forma possível, havendo sempre um revezamento das turmas.
Ocupações
Nas salas, os desenhos produzidos pela equipe pedagógica versam sobre música, linguagem, educação física e as demais disciplinas, formando ambientes motivadores aos estudantes. “Como é uma escola de tempo integral, onde o aluno permanece nela por 9 horas, essas mudanças de salas acabam contribuindo para mantê-los mais ocupados. Tudo foi feito sem qualquer aplicação de dinheiro público e sim com recursos conseguidos através de nossas próprias promoções”, ressaltou.
Na escola, os alunos chegam às 7h20 e saem às 16h35, o que, de acordo com a vice-diretora Elisângela Cândido, exige uma metodologia diferenciada. “Nos colocamos no lugar deles que têm que permanecer na escola o dia todo. Assim a proposta das salas temáticas visam primeiro a organização estrutural onde as carteiras não podem ficar em fila indiana, em formato de grupo, de U, etc. e mudando de sala de acordo com a aula”, reformou.
O prefeito Amin Hannouche, que acompanhou os visitantes em companhia da vice-prefeita Angélica Olchaneski, aprovou a ideia. “Uma iniciativa fantástica que pretendemos aplicar em nossas escolas municipais”, adiantou. A comitiva paulista era formada pela coordenadora municipal de Educação, Daiane Teixeira Gabriel; supervisora de Ensino, Vanessa de Paula Nunes; assistente social Karen Susanne; arquiteta Mércia Calegari; e Jonas Ferreira, coordenador de obras de Fartura. Em seguida, o grupo visitou também o Condomínio do Idoso em fase de acabamento atrás do Conjunto João Rocha. (Comunicação/Prefeitura)