WhatsApp_Image_2022-11-30_at_15.41.13_1.jpeg

Professor da Rede Municipal de

Ensino de Cornélio Procópio participa

de curso de capacitação em Portugal

O  procopense Sidney Lopes Sanches Júnior está em Portugal onde faz Curso de Capacitação Baseada na Ciência. Professor da Rede Municipal de Ensino, baseado na Escola Municipal Gino Azzolini, Já está em Portugal onde  participa de curso para capacitação de professores. Em agosto passado, em companhia da diretora da escola, Nereusa de Cássia Delmônico, foi recebido pelo prefeito Amin Hannouche e pelo vereador Rafael Alcântara Hannouche, tão logo soube de sua classificação.

Ele conseguiu a vaga participando de processo seletivo promovido pela Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação em parceria com Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (Capes). Foi selecionado dentre os 100 professores brasileiros para o curso, promovido pela Universidade e Instituto Politécnico do Porto.

“O curso Alfabetização Baseada na Ciência está em uma etapa muito importante para formação dos professores alfabetizadores que estão lá participando desse projeto promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a CAPES, Universidade do Porto- UP, e Instituto Politécnico do Porto – IPP”, informou.

De acordo com ele, há aulas teóricas sobre abordagem fônica para promoção do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita. Lá, com os demais participantes,  tem realizado visitas nas escolas para conhecer a eficácia nos contextos escolares.

“Aqui, as práticas pedagógicas explícitas sobre alfabetização fônica são orientadas pelo Centro de Investigação e Intervenção em Leitura (CIIL) auxiliando na elaboração dos projetos de intervenção e formação que serão aplicadas nos municípios dos professores participantes do curso”, explicou. Em Cornélio Procópio, Sidney também é professor da unidade local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Sanches enaltece a importância do curso para a formação de alfabetizadores