WhatsApp_Image_2022-12-14_at_10.57.57.jpeg

WhatsApp_Image_2022-12-14_at_10.57.56_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-12-14_at_10.57.55.jpeg

“Turma do Chaves”, encerra atividades  do ano no NASF em Cornélio Procópio

Encontro serviu para levar conscientização às crianças sobre saúde na escola e em casa

Com encontro realizado no anfiteatro da Fecop, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde  de Cornélio Procópio encerrou as atividades de 2022 referentes ao programa “Saúde na Escola”. Realizado terça-feira (13,  contou com a participação da vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, e  teve peça teatral baseada na conhecida série “A Turma do Chaves”.

“Um ano bem produtivo”, destacou a coordenadora do núcleo, Alessandra Dezotti Navarro,  sobre o trabalho iniciado em março e desenvolvido ao longo do período. Entre os assuntos tratados neste ano, está o da dengue, escolhido para encerrar o programa do ano. Outros trabalhos envolveram outras atividades físicas;  obesidade infantil; nutrição, entre outros temas, envolvendo estudantes de escolas municipais com orientações básicas de prevenção à saúde

“Levar entretenimento a eles também faz parte do trabalho de conscientização e esse grupo que nos faz o teatro da dengue é do conjunto Fortunato Sibin formado por idosos. Tudo começou com uma brincadeira, utilizando apenas uma musiquinha do Chaves para dançar. À medida que fomos trabalhando, outros temas acabaram sendo incluídos no programa, tudo de forma lúdica”, explicou a coordenadora.

Fortalecimento

Já a  secretária de Saúde informou ser um programa que sua pasta desenvolve com a Educação. “Uma iniciativa que a saúde fala sobre doença para trabalhar com  capacitação, orientação e prevenção, como aconteceu com esse teatro envolvendo a figura  do Chaves. É brincando que as crianças aprendem como tratar, por exemplo, com o mosquito da dengue, o que deve ser feito, enfim, uma nova visão que passamos para as crianças. O que aprendem na escola, levam para casa”, exemplificou Angélica.

O programa, segundo ela, vem sendo aplicado há alguns anos e, a cada período, sua secretaria desenvolve características diferentes. Este ano, foram focados novos objetivos, mas mantendo sempre como alvos prioritários a higiene pessoal, dengue e alimentação com qualidade, de forma a agregar ao conhecimento e à personalidade das crianças, costumes saudáveis para que se tornem adultos preparados.    (Comunicação/Prefeitura)