Instalação_do_Led_gera_economia_de_R_150_mil_por_mês_para_cofre_da_Prefeitura_1.png

Instalação do Led gera economia de R$ 150 mil por mês para cofre da Prefeitura

Balanço contábil avalia que em 2023, economia ultrapassará R$ 1,7 milhão.

A Prefeitura de Cornélio Procópio começa a colher os frutos gerados pela implantação da iluminação em Led (Light Emiting Diode) no município. De acordo com balanço contábil da instituição pública, a economicidade gerada pelas novas luminárias já aparecem nas faturas de energia elétrica. Avaliação entre os meses de dezembro de 2021 e dezembro de 2022 apontam para uma economia de, aproximadamente, R$ 150 mil. Já no comparativo anual, a economia ultrapassa 1,7 milhão. Este balanço é comemorado pelo Prefeito Amin Hannouche, pela vice-prefeita Angélica Olchaneski e pelo vereador Rafael Hannouche, autor do projeto que viabilizou esta conquista.

“Foi um árduo trabalho que envolveu a administração pública como um todo para que fosse viabilizada a implantação do Led; realizamos estudos, fizemos financiamento junto ao Banco do Brasil, e hoje podemos dizer que foi uma conquista histórica para toda nossa população que recebeu maior segurança, melhor luminosidade nas ruas e bairros e agora poderá ter, em breve, economia na fatura de energia elétrica”, declarou o prefeito Amin Hannouche. Segundo ele, quando a Prefeitura economiza a população é beneficiada.

“Ainda estamos pagando o financiamento junto ao banco, que foi o que possibilitou a compra das novas luminárias, mas aos poucos iremos repassar essa economia para nossos contribuintes que serão e merecem ser beneficiados”, disse. A expectativa é que esta economia aumente no decorrer de 2023, já que, em 2022 ainda acontecia a implantação do Led e somente no decorrer deste ano será possível avaliar em 100% o benefício deste investimento, uma vez que a cidade está com a totalidade de sua iluminação reinstalada.

VIABILIDADE- Recursos da ordem de R$ 6,5 milhões acertados junto ao Banco do Brasil permitiram que a Prefeitura concluísse o projeto de iluminação com lâmpadas de Led em toda a zona urbana do município. Os recursos foram conseguidos com um ano de carência com vencimento da primeira parcela em 2023. A cessão será coberta pela própria economia que o próprio sistema vai passar a proporcionar. “A iluminação pública custava ao município algo em torno de R$ 300 mil por mês. Com a implantação do LED, esse valor caiu, assim, quando acabarmos de quitar o contrato, veremos a totalidade da economia nos saldos da prefeitura”, projetou o prefeito.

O LED- O sistema de iluminação por LED representa uma economia de mais de 40% do consumo de energia elétrica e é mais durável, com uma vida útil de cerca de 50 mil horas ou seis anos. As lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão duram, em média, 20 mil horas. Portanto, as luminárias são mais eficientes, econômicas e sustentáveis. “É um sistema altamente moderno e, por se tratar de lâmpadas com tecnologia capaz de gerar mais intensidade de luz, gera também mais segurança para nossa população”, enfatizou o vereador autor do projeto. Rafael lembrou que a melhoria é fruto de um projeto de lei apresentado no Legislativo após amplo diálogo com o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), que representa o município na Assembleia Estadual. (Comunicação / Prefeitura)