WhatsApp_Image_2023-01-24_at_09.21.06.jpeg

WhatsApp_Image_2023-01-24_at_09.21.45_1.jpeg

WhatsApp_Image_2023-01-24_at_09.21.42.jpeg

WhatsApp_Image_2023-01-24_at_09.21.23.jpeg

Cornélio recebe AME e milhões em recursos são destinados para a região

Sesa garante mais de R$ 35 milhões para a Região de Cornélio Procópio

O Prefeito Amin Hannouche recebeu segunda-feira (23), através do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), recursos que ultrapassam o valor de R$ 35 milhões. O destino destes investimentos é a construção do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e melhorias para os 21 municípios de abrangência da 18ª Regional de Saúde com aquisição de equipamentos para saúde bucal, saúde da família, veículos e ambulâncias para Atenção Primária à Saúde e transporte de pacientes.

Para o prefeito Amin a conquista do AME no município impulsiona, ainda mais, Cornélio como polo em saúde. “O Ambulatório Médico de Especialidades em nossa cidade virá somar com os serviços que serão ofertados no Hospital Regional; é Cornélio se destacando, regionalmente, como polo referência em saúde, uma vez que, além do AME os recursos anunciados também terão seus investimentos na 18ª Regional de Saúde, que é sediada por nosso município”, explicou o prefeito.

Nono ambulatório anunciado neste mês, o AME de Cornélio Procópio se enquadra na categoria Tipo I, contando com cerca de 4 mil metros quadrados, numa estrutura com 37 consultórios e dez salas de exames, resultando em aproximadamente 20 mil consultas por mês. “Nos últimos quatro anos, o Governo do Estado dedicou mais de R$ 2 bilhões para a Atenção Primária, o maior investimento da história do Estado dedicado a essa área. Já para as especialidades, o ambulatório representa não somente a ampliação do acesso, mas o futuro destes serviços. Seguimos fortalecendo os municípios, sob a orientação do governador Ratinho Junior”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

INVESTIMENTOS – Para além do ambulatório, a região também está sendo contemplada com recursos para expandir a capacidade de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Apenas em equipamentos, o anúncio formaliza um repasse de R$ 4,8 milhões para aparelhos que vão desde kits odontológicos até raio-X. O transporte sanitário também foi destaque do evento, com a liberação de R$ 1,2 milhão para aquisição de veículos pelos 21 municípios. Ainda foi oficializado o repasse de outros R$ 3,1 milhões referente ao incentivo financeiro aos prestadores de serviço da região. Por fim, a Santa Casa de Cornélio Procópio receberá uma reforma em sua ala de UTI Neonatal, num investimento de quase R$ 1 milhão. Participaram da solenidade, a vice-prefeita, Angélica Olchaneski, os deputados federais Sandro Alex e Toninho Wandscheer; o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli; o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Paraná (Fehospar), Rangel da Silva; além de prefeitos e lideranças da região. (Comunicação / Prefeitura – SESA)