40a461a7-b9c9-4157-b33d-6c9adcd8f973.jpg

A Prefeitura de Cornélio Procópio se juntou à Santa Casa para conscientizar a população sobre a importância da Doação de Órgãos. A campanha visa informar e sensibilizar as pessoas sobre os benefícios da doação de órgãos e os cuidados necessários para garantir a qualidade dos órgãos doados.

A doação de órgãos é um gesto de solidariedade que pode salvar muitas vidas. No entanto, o Brasil enfrenta um grave problema: a baixa taxa de doadores e a alta demanda por transplantes. Segundo a ABTO, mais de 50 mil pessoas estão na fila de espera por um órgão, e quase metade das famílias recusam a doação quando o parente morre.

Para mudar essa realidade, é preciso conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, esclarecer as dúvidas e os mitos que cercam o assunto e incentivar o diálogo entre os familiares. A Prefeitura de Cornélio Procópio e a Santa Casa tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para que sejam doadoras e comuniquem sua vontade aos seus parentes. Assim, eles poderão autorizar a retirada dos órgãos após a confirmação da morte.

A doação de órgãos é um ato seguro, ético e gratuito, que é feito pelo SUS em 96% dos casos. Os profissionais envolvidos seguem protocolos rigorosos para garantir o respeito e a dignidade dos doadores e dos receptores. Além disso, a doação não interfere no processo de luto das famílias, que podem velar e sepultar o corpo normalmente.

Doar órgãos é um ato de amor ao próximo. Seja um doador e faça a diferença!