e0c8fdae-339f-4f01-b547-e4692008b48a.jpg

Martin Luther King encantou o mundo com seu discurso, onde várias vezes repetiu “Eu tenho um sonho” e foi exatamente essa frase, dita por um aluno, que inspirou o projeto “Sonhos mudam o mundo”. Com objetivo de educar para cidadania, oportunizando aprendizagem significativa, a

socialização e a realização de ações para transformar a vida e o meio onde as crianças estão inseridas, o projeto promoveu várias estratégias que possibilitaram o debate, a reflexão, um olhar cuidadoso para o próximo e para a natureza, o incentivo à leitura e escrita e desenvolvimento da cidadania.

Impulsionados pelo sonho de um aluno em “tomar café” em uma padaria, realizamos várias outras ações, que nos levaram ao gabinete da prefeita para reivindicar e ganhar um parquinho para nossa escola, conhecer uma fazenda e uma indústria de café para perceberem e valorizarem a importância da relação campo/cidade, a arrecadação de fundos para trocar as cortinas da nossa escola, a confecção de sacolas ecológicas, sensibilizando sobre o cuidado com o meio ambiente. Além disso, o projeto também possibilitou arrecadação de alimentos para partilhar com o abrigo de idosos da cidade e trouxe para escola uma celebridade do Bake Off Brasil (2022) que presenteou a turma com um maravilhoso bolo em formato de grão de café.

Fizemos ainda um piquenique, poemas, paródias, releituras de obras e um resgate histórico sobre a importância dos negros na formação de nosso país. Educar para cidadania é bem mais que falar e ensinar sobre problemas políticos de um país, mas incentivar a criança a refletir sobre suas próprias atitudes, a respeitar o outro e a natureza, ajudar e valorizar a comunidade a qual pertence, enfim, formar pessoas que conheçam o funcionamento da sociedade e os valores de cada espaço da mesma, buscando sempre formas de melhorá-la. Sim, sonhos mudam o mundo! (Andréia Godoy)