f8018124-d497-4e54-9654-f7ace51ed93b.jpg

7e55fce8-cef2-49c8-be7f-ef41d4401c59.jpg

2b90e96b-3355-4f22-ad1f-8af3917265c7.jpg

Projeto apresentado pela Universidade Norte do Paraná(UENP) vai mudar e estimular a vida dos moradores do Condomínio do Idoso em Cornélio Procópio. Nesta quarta-feira, 01, foi apresentado aos moradores do condomínio do Idoso a iniciativa que envolve a Universidade, a Prefeitura e o Governo do Estado em uma parceria que promove a cultura, a educação, a saúde e a sustentabilidade para os idosos que residem no vilarejo.

O Condomínio do Idoso é um programa do governo do estado que oferece moradia digna e gratuita para pessoas com mais de 60 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Cornélio Procópio foi o quarto município do Paraná a inaugurar um condomínio desses, que conta com 40 apartamentos, uma área de convivência, um salão de festas e uma academia ao ar livre.

Mas não basta ter um lugar para morar, é preciso ter qualidade de vida. E é aí que entra o projeto UENP, coordenado pela diretora da UENP CP, Vanderleia da Silva Oliveira. O projeto é uma extensão universitária que visa levar atividades culturais, educativas, ambientais e de saúde para os moradores do condomínio, estimulando a integração, a participação e o envelhecimento saudável.

O projeto conta com a colaboração de professores e bolsistas de diferentes cursos da UENP, como Ciências Biológicas, Letras, Enfermagem e Segurança Digital. Cada área desenvolve ações específicas, como:

- Sustentabilidade e Educação Ambiental: o professor Poleto e seu bolsista vão cuidar do lago e da horta do condomínio, ensinando os moradores sobre os cuidados com o meio ambiente e a produção de alimentos orgânicos.

- Leitura: a professora Ana Paula e sua bolsista Duda estão organizando rodas de leitura, rodas de viola e saraus literários, incentivando os moradores a lerem, escreverem e compartilharem suas histórias e experiências.

- Segurança Digital: a professora Ivone e seu bolsista vão orientar os moradores sobre os riscos e as oportunidades da internet, ensinando-os a usar as redes sociais, os aplicativos e os serviços online com segurança e responsabilidade.

- Saúde: as professoras Edna e Miriam e sua bolsista Daniela planejam projetos na área de envelhecimento, como avaliação física, prevenção de quedas, orientação nutricional, controle de pressão arterial e glicemia, entre outros.

A prefeita em exercício Angélica Olchaneski esteve presente na apresentação do projeto e elogiou a UENP pela proposta apresentada, que vai tornar a vida de todos os moradores do condomínio muito melhor. Ela também destacou o aumento da população idosa no município e a importância de políticas públicas que visem o bem-estar dos idosos.

O projeto UENP é um exemplo de como a universidade pode contribuir para o desenvolvimento social da nossa região, levando conhecimento, cultura e cidadania para quem mais precisa.