d2a9ef7a-2fe2-430f-a08b-98436cc47692.jpg

239c04f9-aa56-420f-805a-afd41b3a88ce.jpg

A Prefeitura de Cornélio Procópio vem a público esclarecer que a publicação que circula nas redes sociais referente à colocação de Cornélio Procópio entre as últimas cidades do Estado em atendimento primário à saúde é inverídica e não reflete a realidade do serviço prestado à população.

A publicação se baseia em um ranking elaborado pelo programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que financia a atenção primária à saúde (APS) nos municípios. Esse ranking leva em conta apenas alguns indicadores, como o número de pessoas CADASTRADAS nas equipes de saúde da família (eSF) e de atenção primária (eAP), o desempenho assistencial das equipes e a participação em alguns programas específicos.

No entanto, esse ranking NÃO considera outros aspectos importantes da qualidade e da eficiência do serviço prestado pela Secretaria de Saúde Municipal, como a satisfação dos usuários, a resolutividade dos problemas de saúde, a redução da fila de cirurgia eletiva, do atendimento com horário estendido prestado pelo Posto de Saúde Central, o serviço primário fornecido pelas UBS, a promoção da saúde com serviços eficazes a exemplo do ônibus da saúde com a prevenção do câncer de mama e as ações de prevenção de doenças realizados de forma pontual, a integração com a rede de atenção secundária e terciária, a formação e a capacitação dos profissionais, dos serviços prestados pelo Casa da Gestante, além do serviço de transporte a saúde que funciona 24 horas ao dia transportando pacientes por todo o estado para a realização de consultas, exames e acompanhamentos médicos.

A Prefeitura de Cornélio Procópio reafirma o seu compromisso com a melhoria contínua do atendimento a saúde pública, buscando atender às necessidades e às expectativas da população, bem como cumprir as metas e os indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura também convida a população a conhecer e a participar das ações de saúde desenvolvidas nas unidades básicas de saúde (UBS), que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e que oferecem atendimento integral e humanizado aos cidadãos.

A Prefeitura de Cornélio Procópio agradece a compreensão e a colaboração de todos e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais. (Paulo Bueno/Comunicação)