bc1174a8-f604-4184-a99a-b0b0137e149c.jpg

A Prefeitura de Cornélio Procópio, no norte do Paraná, renovou os serviços de apreensão de animais de médio e grande porte que circulam pela cidade. O objetivo é controlar os bois e cavalos que fogem dos pastos e oferecem riscos à população. Os animais de grande porte podem causar acidentes de trânsito e espalhar doenças se não tiverem os cuidados de saúde em dia.

De acordo com a com Prefeita em exercício, Angélica Olchaneski, a contratação de um serviço especializado foi necessária para resolver esse problema. “Nós temos uma área rural muito grande e muitos animais que escapam das cercas e invadem as ruas. Isso gera uma situação de perigo para os motoristas e pedestres, além de prejudicar o bem-estar dos animais”, explicou o secretário.

O serviço de apreensão de animais funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Os moradores que avistarem algum animal de médio ou grande porte solto pela cidade devem ligar para o número 43-9 99613 1144 e informar a localização. Uma equipe será enviada ao local para recolher o animal e levá-lo para um local adequado, onde receberá água, comida e assistência veterinária.

Os proprietários dos animais apreendidos serão notificados pela prefeitura e terão que pagar uma taxa para retirá-los. Além disso, eles poderão ser multados por deixar os animais soltos em vias públicas, de acordo com o Código de Posturas do Município. A prefeitura também orienta os donos de animais a manterem as cercas e os portões em bom estado de conservação, para evitar fugas e garantir a segurança de todos.