87ce79c1-dbd1-47e3-8d77-ec2e66cf464e.jpg

6f63cc1b-b077-439c-a7bd-f096421a3856.jpg

20b18813-23a7-4a98-ac4c-b8a060290e5c.jpg

ee0df016-4e47-4da9-adc1-d8a6dc5ed23f.jpg

Cornélio Procópio é uma cidade que se destaca pelo cuidado com os animais. A cidade inaugurou no dia 25 de novembro o CastraMóvel, um serviço móvel de castração e chipagem de cães e gatos, que visa o controle populacional e a saúde dos animais e da população. O CastraMóvel faz parte do Centro de Recuperação de Cães e Gatos (CERCEG), que também oferece acolhimento, tratamento e doação de animais em situação de vulnerabilidade, além de distribuir ração aos cadastrados pelo Banco de Rações.

A inauguração do CastraMóvel contou com a presença da prefeita em exercício Angélica Olchaneski, que falou da importância do projeto para a cidade. "É uma maneira prática e eficiente de controlar as espécies e prevenir doenças que podem ser transmitidas pelos animais, como a leishmaniose e a raiva. Além disso, é uma forma de respeitar e proteger os animais, que são seres vivos e merecem nosso carinho e cuidado", disse.

O idealizador do projeto, Rafael Hannouche, contou que a ideia surgiu em família e foi planejada por quase 10 anos. "Graças ao apoio da Prefeitura e dos deputados Luiz Cláudio Romanelli e Luiza Canziani, conseguimos tornar esse sonho realidade. Também contamos com a parceria de instituições privadas, como o Amigos de Patas e a Agropecuária Boa Vista, que nos ajudam nas atividades do CERCEG", afirmou.

O professor Ademir, do curso de Veterinária da Universidade Estadual Norte do Paraná campus Luiz Meneguel (Bandeirantes), elogiou o trabalho realizado pelo CERCEG e disse que Cornélio Procópio é referência no estado do Paraná. "Poucas cidades têm um serviço técnico e qualificado como o que é oferecido pelo Centro de Recuperação. É um exemplo de gestão pública e responsabilidade social com os animais", declarou.

O projeto também chamou a atenção de vereadores de Curitiba e Londrina, que visitaram o CERCEG para conhecer o sistema e planejar a implantação de um serviço semelhante em suas cidades. O CastraMóvel tem capacidade para realizar até 30 castrações por dia e atende gratuitamente os animais de pessoas de baixa renda ou de protetores independentes. Os animais castrados recebem um chip que armazena informações sobre sua saúde e bem-estar, facilitando o acompanhamento e a identificação dos mesmos. O projeto tem como objetivo se tornar um hospital público para animais no futuro. (Paulo Bueno/Comunicação Prefeitura de Cornélio Procópio)