97e0e92c-ba08-46b7-94e5-342c8daf2b5c.jpg

b3f3f4c4-4a10-4d53-80b4-2fb9e1399b90.jpg

e7b673ab-6dab-4313-8f51-7df91568d3a7.jpg

Em um dia emocionante, a vice-prefeita Angélica Olchaneski apresentou à imprensa e convidados a sala sensorial do Centro de Neurodiversidade de Cornélio Procópio. O centro, localizado na rua Rio de Janeiro no centro da cidade, tem sido um farol de esperança e transformação para muitos.

A sala sensorial é um espaço projetado para ajudar pessoas com espectro autista a se engajarem e explorarem o ambiente de maneira controlada e segura. Angélica demonstrou como funcionam os mecanismos utilizados, proporcionando uma visão detalhada das atividades realizadas.

Além da apresentação da sala sensorial, o evento também marcou a confraternização de encerramento do ano de 2023 para alunos e familiares. Foi um momento de celebração e reflexão, destacando as conquistas do ano e a diferença que o centro tem feito na vida dos alunos e suas famílias.

Angélica expressou muita emoção e alegria ao falar sobre o projeto do centro de neurodiversidade. “Este projeto tem feito uma diferença imensa não só na vida dos nossos alunos, mas também em suas famílias”, disse ela.

O Centro de Neurodiversidade de Cornélio Procópio continua a ser um exemplo brilhante de como a compreensão, o apoio e as terapias adequadas podem fazer uma diferença significativa na vida daqueles que são diagnosticados com espectro autista.

A sala sensorial é de suma importância para o desenvolvimento infantil, especialmente para crianças neuroatípicas. Ela desempenha um papel fundamental no bem-estar e desenvolvimento dessas crianças, proporcionando um ambiente adaptado e enriquecedor para estimulação sensorial, regulação emocional e aprimoramento das habilidades cognitivas e sociais.

Aqui estão alguns pontos importantes sobre a importância da sala sensorial:

**INTEGRAÇÃO SENSORIAL**: O processo de integração sensorial é fundamental para o desenvolvimento infantil. Trata-se da organização dos estímulos e sensações que recebemos constantemente através dos sentidos.

**DESENVOLVIMENTO DOS SENTIDOS**: A sala sensorial busca o desenvolvimento dos sentidos, da interação e evolução das crianças.

**ESTÍMULO AOS SENTIDOS PRIMÁRIOS**: As salas sensoriais estimulam os sentidos primários, como o toque, a visão, o som e o cheiro, recorrendo às capacidades sensoriais de cada um.

**SUPERAR INIBIÇÕES**: As salas sensoriais facilitam a superação de inibições, aumentam a autoestima e diminuem a ansiedade, melhorando o humor.

**AMBIENTE SEGURO E ADAPTADO**: Para crianças neuroatípicas, que podem apresentar sensibilidades sensoriais ou dificuldades de processamento, a sala sensorial oferece uma oportunidade única para explorar e interagir com o mundo sensorial de uma maneira segura e adaptada.

Portanto, a sala sensorial é um recurso valioso que potencializa as chances para que diferentes regiões do sistema nervoso trabalhem em conjunto, possibilitando que a criança consiga interagir com o ambiente e seus elementos de modo satisfatório.