a6b4e320-d2f9-453a-95b1-82cd9f5fdf6b.jpg

44ccc7d3-d9ea-4c8e-a786-ee45c90910a6.jpg

b6856c8a-fd32-47ee-a83d-4ec633bb1632.jpg

ab3e2a73-218d-4c55-a91d-1489828c17d1.jpg

O aeroporto de Cornélio Procópio, no norte do Paraná, passou por uma grande transformação nos últimos dois anos, que o tornou um dos mais modernos e seguros do estado. A obra, que contou com o apoio do governo estadual e federal, teve um investimento de mais de R$ 4 milhões e beneficiou toda a região, com impacto positivo na economia, no turismo e na saúde. Veja como foi o passo a passo desta conquista:

JULHO DE 2021: O INÍCIO DO PROJETO

Em julho de 2021, o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, e a vice-prefeita, Angelica Olchaneski, receberam os projetos que seriam aplicados na revitalização total do aeródromo. O objetivo era obter a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber aeronaves de grande porte, como jatos executivos e aviões comerciais.

Para isso, era necessário realizar a restauração do pavimento, a sinalização e a iluminação da pista, que tem 1.400 metros de extensão e 30 metros de largura. Além disso, era preciso adequar o terminal de passageiros, o pátio de estacionamento de aeronaves e o sistema de combate a incêndio.

O prefeito Amin Hannouche destacou a importância do projeto para o desenvolvimento da cidade e da região. “O aeroporto é uma ferramenta fundamental para atrair investimentos, gerar empregos, fomentar o turismo e facilitar o acesso à saúde. Com essa obra, vamos colocar Cornélio Procópio no mapa da aviação nacional e internacional”, afirmou.

NOVEMBRO DE 2021: A ASSINATURA DO CONVÊNIO

Em novembro de 2021, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, finalizou o convênio que permitiria a modernização da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Cornélio Procópio. O investimento foi de R$ 4.771.057,10, provenientes do Fundo Estadual de Transporte Aéreo (FETA).

A obra de recape em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), com espessura de 8 cm de massa, em toda a extensão da pista. Além disso, foi implantado o balizamento noturno, um equipamento moderno que possibilita a ampliação dos horários para pousos e decolagens, aumentando a segurança e a operacionalidade do aeroporto.

FEVEREIRO DE 2022: A ORDEM DE SERVIÇO

Em fevereiro de 2022, a ordem de serviço que autorizava o início do recapeamento asfáltico do aeroporto de Cornélio Procópio foi entregue pelo deputado federal Sandro Alex, que foi um dos principais articuladores da obra junto ao governo federal. O deputado afirmou que a obra era um sonho antigo da população e que iria inserir a cidade entre os principais pontos de aviação regional do país.

A obra foi executada pela empresa Integração & Engenharia, vencedora da licitação, dentro de uma estratégia segura e operacional manteve os voos no aeroporto, sem prejuízo para os produtores, empresários e passageiros que embarcam e desembarcam em Cornélio Procópio.

ABRIL DE 2022: O INÍCIO DA REFORMA

Em abril de 2022, a reforma no aeroporto de Cornélio Procópio começou efetivamente, com o início das obras de recapeamento da pista. A obra seguiu o cronograma estabelecido e contou com a fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL) e da Anac.

A reforma no aeroporto de Cornélio Procópio beneficia toda a região norte do Paraná, com impacto no desenvolvimento econômico, no turismo e na saúde. Com a melhoria da infraestrutura, o aeroporto passa a receber voos com mais segurança. Além disso, o aeroporto facilita o transporte de UTIs aéreas e de órgãos para transplante, agilizando o atendimento de pacientes em situação de emergência.

O aeroporto de Cornélio Procópio é, hoje, uma referência regional, que coloca a cidade em um novo patamar de desenvolvimento e integração. A obra é fruto de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, que trabalharam em conjunto para realizar um antigo anseio da população. O aeroporto é, sem dúvida, um motivo de orgulho para todos os procopenses e paranaenses. (Paulo Bueno)