AMI

Mudança foi para favorecer instalação do Pronto Atendimento Infantil

A Casa da Gestante de Cornélio Procópio, que passou a denominar-se de Centro de Atendimento Materno Infantil (AMI) já se encontra em novo endereço. Esse atendimento, que era oferecido em instalações ao lado do Plantão Municipal de Saúde (PMS) 24h, mudou-se para a Rocha Pombo, 689, antiga Academia Edson Biagi, em frente ao Supermercado Planalto. Em seu lugar, a prefeitura colocou em funcionamento, a partir desta segunda-feira, o Pronto Atendimento Infantil. A mudança, segundo o prefeito Fred Alves, foi para melhorar esses dois serviços no município. Com isso, o Plantão Municipal de Saúde, implantado pela atual administração e o AMI terão mais espaço para oferecer atendimento mais adequado, além de disponibilizar o espaço ideal para implantação do PAI. No novo endereço, o AMI passou a contar também com farmácia exclusiva às pacientes.

O atendimento materno infantil atende em média mais de trezentas pessoas por mês, entre gestantes e crianças, com acompanhamentos sociais que vão do pré-natal, desde o início da gravidez, até os cuidados ideais para o desenvolvimento do bebê. Todo o trabalho é oferecido gratuitamente a população, independentemente de nível social, e inclui palestras e orientações nutricionais, psicológicas e fisiológicas à mãe e à criança. Durante o acompanhamento, a gestante realiza todos os exames necessários e participa de grupos educativos, onde recebe orientações sobre planejamento familiar, aleitamento, cuidados com o bebê, saúde da mulher, alimentação, atividade física e outros.

Mais de dez profissionais atendem na unidade, fornecendo a cada paciente as indicações para a alimentação ideal da mãe e do bebê. Além de nutricionista, as mães assistidas recebem atividades físicas, psicológicas, enfermagem e outros esclarecimentos, como prática de exercícios como alongamentos para melhorar a postura e evitar dores na coluna e auxílio de parto com o fortalecimento do períneo. O atendimento que recebem é especial, tendo à sua disposição os cuidados destes profissionais totalmente de graça. Comunicação/Prefeitura.