O Setor de Vigilância Epidemiológica de Cornélio Procópio comunica à população que a vacina contra a gripe foi ampliada para o grupo populacional das crianças até dez anos, 11 meses e 29 dias enquanto houver a disponibilidade de doses, além disso, as faixas etárias anteriores continuam disponíveis: crianças de 6 meses até 11 anos incompletos, gestantes, idosos acima de 60 anos, puérperas até 45 dias, hipertensos, diabéticos e doentes crônicos.

Além da vacinação que previne aos vírus (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B): há formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias.
O Setor de Vigilância Epidemiológica de Cornélio Procópio orienta a população que atitudes simples como essas é possível prevenir a gripe, que atinge principalmente a região sul do país neste inverno. A recomendação faz parte das medidas de prevenção ao vírus H1N1, divulgadas pela secretaria estadual da saúde. Também é recomendado evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e reduzir contatos em ambientes com aglomeração.
Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.
A Vigilância Epidemiológica recomenda também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas (ou procurar) imediatamente uma unidade básica de saúde. A gripe é uma doença respiratória infecciosa aguda que pode matar durante o inverno os casos aumentam e é preciso ter um cuidado especial com idosos e crianças.

Conceição Aparecida da Silva Nunes
Diretora do Setor de Vigilância Epidemiológica
de Cornélio Procópio