Unidade de Pronto Atendimento funcionará como mais uma ferramenta que trará grande melhora para saúde pública da cidade, a exemplo do Plantão 24 horas e Pronto Atendimento Infantil (PAI)

O início da construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) em Cornélio Procópio será autorizada pelo prefeito Fred Alves (PSC), na próxima terça-feira, dia 29. As 9h será o lançamento da Pedra Fundamental no local reservado para a construção da Unidade. A UPA de Cornélio ficará na Vila América, entre as Ruas Natal Marcolini e Atílio Bressan (próximo ao bairro Santa Terezinha). "As Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências; por isso temos grande interesse na agilidade do seu funcionamento", afirmou o prefeito Fred Alves (PSC).

A obra será construída através de parceria entre os Governos Federal e Municipal. Serão mais de R$ 2 milhões oriundos do governo mais a contrapartida municipal que é superior a R$ 370 mil. "Além da contrapartida financeira, a prefeitura também está viabilizando o terreno onde será construída a UPA", lembrou o prefeito Fred Alves. O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada. Segundo o secretário municipal de Saúde, Thalles Sarmento Barroso de Azevedo, exames como raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação funcionarão 24h.

Em Cornélio o porte estrutural da Unidade será do tipo I, ou seja, com disponibilidade de cinco a oito leitos de observação, podendo atender até 150 pacientes por dia. A empresa responsável pela construção da UPA é a empresa "Endeal Engenharia e Construções" vencedora do processo licitatório de concorrência pública 001/2014 realizado pela prefeitura. (Comunicação / Prefeitura)