“A liberdade e a educação fazem a identidade de um país. Está em suas mãos deixar a sua marca”. Este é o tema da “Semana da Pátria” que acontecerá em comemoração a independência do Brasil, de 01 a 07 de setembro em Cornélio Procópio. Uma comissão composta por membros das secretarias de educação e cultura, pelo departamento de comunicação, Fecop (Fundação de Esportes de Cornélio Procópio), Polícia Militar, Tiro de Guerra e Subprefeitura de Congonhas, através da subprefeita, Dulce Maria, está responsável pela organização dos eventos alusivos a pátria. A abertura das festividades acontece no dia 1º de setembro às 8h30 em frente a prefeitura.

Com programação pré-definida, a semana terá do dia 02 a 06 de setembro atividades cívicas nas escolas municipais. No dia 06 acontece a missa de ação de graças à Independência, na Catedral Cristo Rei às 19h30. No dia 07, marcado pela independência, acontece o hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e federal na Praça Brasil ás 8h. O grande desfile cívico tradicional da cidade se inicia as 8h30. No Distrito de Congonhas a semana também será comemorada. Com abertura prevista para as 11h no dia 1 de setembro e com desfile cívico no dia 7 às 17h. (Comunicação / Prefeitura)