HPV

Todas as mães que autorizaram suas filhas com idade de 9 a 13 anos a receber a vacina contra o HPV no mês de março de 2014 devem ficar atentas para a segunda dose de prevenção. Desde o início de setembro, a campanha já está aberta e a Prefeitura já disponibiliza a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto da pele, mucosas ou por relação sexual. Cerca de 290 milhões de mulheres são portadoras do vírus no mundo.O HPV é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres que devem se imunizar na idade máxima de 13 anos de idade. “Por isso a importância das mães autorizarem suas filhas a se vacinarem; a vacina a partir dos nove anos não significa que a jovem tenha uma vida sexual ativa ou contatos que lhe causem exposição; a vacina é uma prevenção que deve ser tomada na juventude para que valha por toda a vida adulta”, explicou a diretora de epidemiologia, Conceição Aparecida da Silva Nunes.

O HPV é popularmente conhecido como câncer do colo do útero. A vacina não substitui exames preventivos e o uso de preservativos. A imunização completa acontece em três doses: a primeira tomada entre 9 e 13 anos; a segunda após seis meses a primeira; e a terceira cinco anos após a inicial. (Comunicação / Prefeitura)