IMG 8896

“Avanços e Desafios” foi tema de palestra proferida quarta-feira à noite, dia 03, pelo engenheiro mecânico Sérgio Yassuo Yamawaki, na abertura do Forum Municipal Permanente de Acessibilidade de Cornélio Procópio. Realizado no anfiteatro do campus da UTFPR, o evento reuniu representantes de entidades que tratam diretamente da questão dos deficientes e autoridades locais, entre elas o prefeito Fred Alves, o diretor do campus, Devanil Francisco, e o presidente da Câmara, Edimar Gomes Filho.

Diretor do Instituto Sabrina Belon e da Sysmob Tecnologias, que desenvolvem equipamentos para pessoas com deficiência, Yamawaki apresentou resultados preocupantes com relação ao número de pessoas com deficiência. "Quando eu concluir essa palestra, quase 1500 pessoas terão ficado cegas em todo o mundo e, todos os dias, mais de 500 ficam deficientes no Brasil. Ou seja, não estamos falando de uma pequena parcela da população, pois, segundo a ONU, temos mais de 1 bilhão de pessoas deficientes em todo o mundo", ressaltou.

Também mostrou, entre outros quadros, a importância da tecnologia para a inclusão das pessoas. "Afinal, pequenos obstáculos, como um simples degrau, são intransponíveis para muitas pessoas", alertou ao apontar que “ambientes e atitudes” é que são deficientes. Para ele, a acessibilidade não é custo, principalmente quando ela está incluída no orçamento inicial de uma obra. “Tenho mostrado que não podemos olhar o que é diferente como pior ou errado. O que é deficiente é o ambiente que, na maioria das vezes, nós mesmos projetamos", finalizou.

Antes da palestra falaram Pedro Narciso Gonçalves; Donizete Aparecido Pereira; Luiz Gabriel Pereira Garcia; Nilza Triana Tondelli e Vanderleu Flor da Rosa, pelas áreas de deficiência, Edimar Gomes Filho e o prefeito Fred Alves “Nós participamos e mais uma vez nos colocamos à disposição dessa iniciativa que busca uma melhor interação para facilitar a vida dessas pessoas na sociedade de uma forma ou de outra”, afirmou Fred, em sua saudação durante. A abertura foi feita pelo diretor da UTFPR, Devanil Francisco (Comunicação/Prefeitura)

IMG 8873

IMG 8908