2

O prefeito municipal de Cornélio Procópio, Fred Alves, recebeu na tarde desta quinta-feira (16) na sala de reuniões da prefeitura os três novos jovens que passam a ingressar no mercado de trabalho, favorecidos pelo projeto “Jovem Aprendiz”, mantido através de convênio com a Prefeitura do Município, Associação de educação Familiar do Paraná e Casa da Criança. Os Jovens Luiz Felipe Inácio, Cintia dos Santos Gabriel e Jefferson Felipe Angelino Marcelino vão trabalhar na unidade local da Copel sob regime de aprendizagem. Como eles, já são mais de cento e oitenta jovens que, durante a atual administração, são beneficiados pelo projeto, tido como uma das mais bem ­sucedidas experiências de inserção de jovens e adolescentes em situação de risco.

“São projetos que a Prefeitura de Cornélio Procópio vem colocando à disposição de nossos adolescentes. É um compromisso, uma preocupação nossa, porque, quando eles vão pedir um emprego, o que se exige é a experiência. E essa parceria entre a Prefeitura e a Copel e muitas outras empresas faz com que os jovens, chegando aos 16 anos, tenham oportunidade de trabalho”, ressaltou o prefeito Fred Alves. A Copel, segundo seu gerente Evandro Bolognese, já vem oferecendo oportunidade aos jovens há algum tempo. “É a oportunidade que damos para que eles possam ingressar no mercado de trabalho e desenvolver neles a responsabilidade do compromisso e o atendimento com a população. Enfim, dar a eles a oportunidade de crescerem na vida”, afirmou o gerente.“O projeto Jovem Aprendiz é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que contempla jovens de 14 a 24 que estejam na escola regular , no caso das contratações pela Copel, o programa pede que os jovens tenham baixa renda per capita e que participem de projetos sociais como é o caso das crianças do Centro de Convivência e do “Prefeitura em Ação”, desenvolvido no Jardim Figueira”, explicou Claudemir Ferreira, diretor da Agência do Trabalhador e um dos executores da parceria. Os jovens beneficiados são do primeiro ano do ensino médio, com idade de 16 anos e vão trabalhar vinte horas semanais, com quatro horas com cursos de qualificação de auxiliar administrativo à distância, através da Associação de Educação Familiar do Paraná, em parceria com a Casa da Criança local. (Comunicação/Prefeitura)